Com goleada, Argentina despacha Paraguai e disputará o ouro no Pan
Futebol feminino da Albiceleste terá a chance de disputar o prêmio máximo pela primeira vez na sua história
Um resultado histórico. Diante do Paraguai, a equipe de futebol feminino da Argentina foi extremamente eficiente e, com o placar de 3 a 0 ainda na primeira etapa, chegou pela primeira vez a final dos Jogos Pan-Americanos na sua quinta participação na modalidade.
Ainda na primeira etapa, o time Albiceleste abriu uma importante dianteira pensando na segurança do confronto e demonstrando uma superioridade que pouco pode ser contestada. Aos 13 minutos, Limpia Fretes cometeu pênalti derrubando Patricia Chavez onde o principal nome ofensivo da equipe, Mariana Larroquette, bateu e converteu.
Com 20, Aldana Cometti cobrou falta de muito longe, quase do meio-campo em direção a área e, quando a goleira Cristina Recalde saiu para encaixar a bola, viu ela passar no meio de suas mãos e entrar direto em sua meta numa falha grotesca.
Para ir ao intervalo com o duelo praticamente definido, em jogada ensaiada a bola sobrou dentro da área para Yael Oviedo, no rebote do voleio de Larroquette, bater com força para fazer o terceiro tento argentino aos 34 minutos.
A volta do confronto teve a seleção paraguaia sabendo melhor como manejar a sua posse de bola no sentido de levar mais preocupações a defesa argentina apesar de, em muitos momentos, faltar mais efetividade na hora da finalização. Com isso, pareceu apenas uma questão de tempo para o término do confronto e a confirmação da vaga argentina.
Na outra semifinal, Colômbia e Costa Rica definirão em confronto agendado para às 22h30 (horário de Brasília) a outra finalista. Além disso, a derrotada no embate disputa a medalha de bronze na próxima sexta-feira às 19h30.