Clima de decisão! Relembre as vezes que City e Liverpool disputaram o título da Premier League
Reds e Citizens se enfrentam neste domingo em jogo decisivo na briga pelo campeonato: Saiba como foram as disputas entre as duas equipes
- Matéria
- Mais Notícias
Quem acompanha a Premier League sabe quais são os times mais fortes da competição nos últimos anos. Manchester City e Liverpool têm quase sempre sido os líderes das últimas edições da liga, revezando o 1° e o 2° lugar na tabela. Enquanto os azuis de Manchester se consolidaram entre os mais fortes do cenário inglês no início da última década, o Liverpool entrou na briga de uma maneira mais constante a partir do momento em que encontrou sua regularidade com Jurgen Klopp, em 2017.
Relacionadas
Nas últimas três temporadas, City e Liverpool disputaram o troféu em duas ocasiões, com um título para cada lado, mas em toda a história do futebol inglês foram apenas quatro vezes que essa disputa aconteceu.
1977: A PRIMEIRA BATALHA
Apesar da forte rivalidade entre as duas equipes ser recente, a primeira disputa entre Reds e Citizens por um título de liga nacional foi em 1976/77. Na ocasião, o Liverpool levou a melhor, e assim como vai ocorrer na atual temporada, os dois times se enfrentaram na reta final da liga.
O jogo foi em Anfield, pela 34ª rodada, faltando oito jogos para o fim do campeonato, e o Liverpool venceu por 2 a 1 com gols de Kevin Keegan e Steve Heighway. Para deixar o contexto mais parecido com o da temporada atual, a partida ocorreu no dia 9 de abril de 1977.
Os Reds venceram o título da liga naquele ano com 57 pontos e o City foi o vice-campeão com 56, após 42 rodadas. O Liverpool foi campeão com uma rodada de antecedência e perdeu o último jogo. Naquele mesmo ano a equipe comandada por Bob Paisley também venceria a Champions League.
2014: A REVANCHE DO CITY
Guardiola e Klopp ainda não comandavam Manchester City e Liverpool, mas a disputa pelo título foi intensa até o fim. Os Reds eram comandados por Brendan Rodgers e tinham Luís Suárez como grande nome da equipe, que buscava encerrar o jejum de 24 anos sem conquistar o título inglês.
Com quatro rodadas para o fim, Liverpool e City se enfrentaram em Anfield e os Reds venceram por 3 a 2, com Philippe Coutinho marcando o gol da vitória, que poderia ser crucial para conquistar o tão sonhado título.
Mas nas rodadas 36 e 37, o Liverpool teve dois tropeços dolorosos e cruciais: o primeiro foi uma derrota por 2 a 0 para o Chelsea em casa, que ficou marcada pelo escorregão de Gerrard, que perdeu a bola para Demba Ba no lance do primeiro gol já nos minutos finais de jogo. O segundo foi um empate fora de casa contra o Crystal Palace por 3 a 3, após os Reds abrirem 3 a 0 no placar.
Nas mesmas duas rodadas, o Manchester City venceu seus jogos contra o Crystal Palace e o Everton. Assim, os Citizens chegavam na última rodada na liderança com dois pontos de vantagem e só precisavam vencer para confirmar o título. Em um Etihad Stadium lotado, o time comandado pelo chileno Manuel Pellegrini recebia o West Ham enquanto o Liverpool enfrentava o Newcastle. Os Reds venceram por 2 a 1, mas o City também bateu o West Ham por 2 a 0 e saiu campeão inglês. Os Citizens fecharam a campanha com 86 pontos e o Liverpool com 84.
GUARDIOLA VS KLOPP: O PRIMEIRO EMBATE
Por fim, os dois técnicos que personificaram as duas equipes nos últimos anos disputaram o título pela primeira vez. O Liverpool de Klopp e o City de Guardiola se encontravam já em seus auges e o duelo foi intenso até a última rodada.
Mas desta vez não teve nenhum confronto direto na reta final da liga, mas o City levou a melhor nos duelos entre as equipes durante a competição: empate em 0 a 0 em Anfield, e 2 a 1 para o City no Etihad.
As equipes foram mantendo a regularidade no topo da tabela e se consolidaram como as melhores da competição, se distanciando dos demais e chegando na última rodada com 15 pontos a mais que o terceiro colocado Chelsea.
O City liderava com 95 pontos e o Liverpool vinha logo atrás com 94. Na última rodada, o time de Guardiola jogou fora de casa contra o Brighton, enquanto os comandados de Klopp recebiam o Wolverhampton. Os Citizens chegaram a começar perdendo, mas viraram e golearam por 4 a 1. O Liverpool venceu seu jogo contra o Wolves, mas a equipe de Manchester manteve a margem e conquistou o título.
ACABANDO COM O JEJUM NO AUGE
O Liverpool completava 30 anos sem ser campeão inglês, mas chegava embalado pelo título da Champions na temporada anterior. O time de Jurgen Klopp se encontrava em sua melhor versão e nada seria capaz de parar os Reds.
O Liverpool fez um primeiro turno impecável e terminou invicto. A sequência invicta dos Reds durou 27 rodadas, e a liderança de maneira isolada foi rotina junto com uma enorme vantagem sobre o Manchester City.
No confronto direto, o Liverpool venceu no primeiro turno por 3 a 1, e uma rodada depois de confirmar o título e quebrar o jejum de 30 anos, os Reds tiveram a faixa carimbada e foram goleados por 4 a 0 pelo Manchester City. Nada que mudasse o clima de festa. Título com o Liverpool e vice para o City, com 18 pontos de diferença.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias