Japão goleia Irã e é a primeira seleção na final da Copa da Ásia
Japoneses são clínicos em frente ao gol, balançam a rede três vezes e se classificam para a decisão da competição; Catar e Emirados Árabes Unidos fazem a outra semifinal
O primeiro finalista da Copa da Ásia está decidido. O Japão superou o Irã, nesta segunda-feira, por 3 a 0, em partida realizada no Hazza Bin Zayed Stadium, nos Emirados Árabes Unidos, país-sede da competição. Yuya Osako marcou duas vezes e Genki Haraguchi completou o placar.
A decisão do torneio será disputada na próxima sexta-feira, no Zayed Sports City Stadium, às 12h (de Brasília). Os Samurais Azuis conhecerão seu oponente nesta terça-feira, quando Emirados Árabes e Catar vão se enfrentar no Mohammad Bin Zayed Stadium, às 12h (de Brasília).
O jogo
No primeiro tempo, o Japão controlou a posse de bola, enquanto o Irã, com seu tradicional estilo de jogo, buscava pressionar e apostava nos contra-ataques em velocidade. A principal chance da etapa caiu nos pés de Sardar Azmoun, que, justamente em uma jogada rápida, passou por três jogadores japoneses, mas finalizou para fora.
O Japão começou forte na etapa complementar. Yuya Osako, aos 11 minutos, abriu o placar com um gol de cabeça e ampliou, de pênalti - que foi assinalado pelo VAR -, aos 22. Na reta final do duelo, os iranianos pressionaram em busca de um gol, mas foi o Japão, em um contra-ataque com Haraguchi, que selou o placar e a classificação.