menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Real x Barcelona: árbitro de final da Copa do Rei chora em coletiva

Ricardo de Burgos Bengoetxea foi às lágrimas devido à pressão sofrida antes da decisão

000_33FX6AG-aspect-ratio-512-320
imagem camera(Foto: José Jordán / AFP)
715bf623-e909-44de-a9b5-72b99ff8610d_WhatsApp-Image-2025-02-10-at-12.59.17-1-aspect-ratio-1024-1024
Lucas Borges
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 25/04/2025
11:10
Atualizado há 3 minutos

  • Matéria
  • Mais Notícias

A final entre Real Madrid e Barcelona, pela Copa do Rei, começou de forma emotiva mais de 24 horas antes de a bola rolar na Andaluzia. Ricardo de Burgos Bengoetxea, árbitro escalado para conduzir "El Clásico", chorou em entrevista coletiva que antecede o duelo.

continua após a publicidade

➡️ Tudo sobre os maiores times e as grandes estrelas do futebol no mundo afora agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Futebol Internacional

Natural de Bilbao, o também técnico dentário foi às lágrimas após um vídeo produzido pelos Merengues em sua produtora audiovisual "RMTV", mostrando erros e lances polêmicos em partidas apitadas por Ricardo. O profissional refletiu sobre a pressão exercida antes do confronto, e deu um depoimento emocionante.

continua após a publicidade

- A verdade é que não importa quais vídeos eles façam. Eles vão ver. Sei o que preciso melhorar e o que tenho que fazer. Quando um filho vai à escola e ouve que o pai é um ladrão, é um verdadeiro sofrimento. Estou tentando educar meu filho para que ele saiba que o pai é honesto, ensino o que é arbitragem, e isso serve para que cada um de nós reflita onde quer chegar. Quero que todos saibam que estar aqui é muito difícil - relatou, emocionado.

Bengoetxea é um dos árbitros mais relevantes do quadro do Comitê Técnico de Arbitragem (CTA) da Espanha, mas as aparições em jogos do Real Madrid costumam ser polêmicas. Os problemas chegaram ao ápice em 2023: em visita ao Valencia, os Merengues perderam com expulsão de Vini Jr mesmo sendo estrangulado por um adversário, em partida também marcada pela ativação do protocolo de racismo e hostilidades em todo o Mestalla.

continua após a publicidade

➡️ Ancelotti toma decisão no Real Madrid antes de final da Copa do Rei

Escalado para conduzir as revisões de vídeo do confronto, González Fuertes também foi duro e prometeu reações do corpo arbitral espanhol em caso de continuidade das reclamações.

- Estamos vendo pessoas anônimas nas redes insultando e ameaçando sem controle. Pessoas que gerenciam as redes dos clubes nos atacando continuamente, e ações e declarações de jogadores que dão origem à crença de que somos desonestos. O sentimento que temos agora é de mais unidade do que nunca. Devemos preservar nosso status, mas precisaremos tomar medidas. Não vamos continuar permitindo o que está acontecendo. Vamos fazer história, porque não vamos continuar tolerando mais o que estamos tolerando - disparou.

🏆 Real Madrid x Barcelona: o corpo de arbitragem do confronto

🕴️ Árbitro: De Burgos Bengoetxea
🚩 Assistentes: De Francisco Grijalba e Pérez de Mendiola
4️⃣ Quarto árbitro: Busquets Ferrer
5️⃣ Quinto árbitro: Rodríguez Moreno
📺 VAR: González Fuertes, Prieto López de Ceraín e Hernández Maeso

A final entre Real Madrid e Barcelona, valendo o título da Copa do Rei, acontece neste sábado (26), às 17h (de Brasília), no Olímpico de La Cartuja, em Sevilha (ESP). Em caso de empate, o confronto será estendido à prorrogação, e se necessário, à disputa por pênaltis.

Ricardo de Burgos Bengoetxea
Ricardo de Burgos Bengoetxea apitará o duelo entre Real Madrid e Barcelona, pela final da Copa do Rei (Foto: Lluis Gene/AFP)

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias