menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Tiquinho Soares: ‘Eliminações deixaram o elenco do Porto unido’

Ao LANCE!, atacante fala da quebra da hegemonia do Benfica no Campeonato Português 

Tiquinho Soares, brasileiro do Porto, marcou 19 desses gols
imagem cameraTiquinho Soares atuava no Vitória de Guimarães antes de chegar ao Porto (Foto: FRANCISCO LEONG / AFP)
Avatar
Lance!
Porto (POR)
Dia 21/07/2018
19:47
Atualizado em 22/07/2018
08:00

  • Matéria
  • Mais Notícias

Desconhecido do torcedor brasileiro, Francisco das Chagas Soares da Silva, ou simplesmente Tiquinho Soares, foi uma aposta bem sucedida de Nuno Espírito Santo no Porto. O ex-treinador do clube foi até Guimarães para tirá-lo do Vitória, onde se destacou com muitos gols. Em seus primeiros seis meses no Dragão, foi às redes em 12 oportunidades, em 17 partidas.

As conquistas no clube português viria em 2017/18. O Porto acabou com o jejum de títulos e desbancou o rival Benfica, que vinha de um tetracampeonato consecutivo. Para Tiquinho Soares, as eliminações na Liga dos Campeões e na Taça de Portugal deixaram o elenco ainda mais unido em busca da taça nacional.

- As eliminações na Champions League e na Copa de Portugal nos deixaram chateados, e depois disso nos unimos, demos a volta por cima e nos fechamos para buscar o título - disse o atacante, autor de 11 gols na última temporada.

continua após a publicidade
Tiquinho Soares - Estoril x Porto
Tiquinho em ação diante do Estoril (Foto: Reprodução / Twitter)

O Benfica ficou grande parte do Campeonato Português na liderança, mas viu o Porto crescer e ficar com o título. A arrancada veio após vitória por 1 a 0 no clássico entre as duas equipes, disputado no Estádio da Luz.

- Clássico lá é diferente, é uma tensão muito grande pelos dois lados, mas nós sabíamos da importância desse jogo e lutamos os 90 minutos para sair com a vitória.

A temporada de Tiquinho Soares só não foi melhor por conta de algumas lesões. Neste período fora de ação, o brasileiro viu o crescimento de Marega e Aboubakar, que não deixaram o rendimento cair e foram responsáveis pelos gols da equipe.

- É ruim ficar sem jogar, ainda mais por lesão, mas eu sabia da capacidade dos meus companheiros e durante esse período nós conversamos muito, um ajudando o outro, sempre em busca do que era melhor para o Porto - declarou o brasileiro, que falou sobre a boa relação com Aboubakar:

- Foi uma disputa sadia, nos respeitamos muito e temos uma amizade dentro e fora dos gramados. Essa parceria é importante, e um sempre incentivava o outro.

VEJA OUTROS TRECHOS DA ENTREVISTA


PRESSÃO PARA ACABAR COM HEGEMONIA DO BENFICA


Existia uma pressão grande para impedir que eles conquistassem o título. Mas nossa torcida nos apoiou em todos os jogos e isso foi o diferencial para nós.

Marega - Porto
Marega é um dos destaques do Porto (Foto: Miguel Riopa / AFP)

PARCERIA COM MAREGA

Sim, quanto mais você atua ao lado de um jogador, mais você conhece o jeito e o estilo dele.

PASSAGEM PELO VITÓRIA DE GUIMARÃES


Foi uma passagem muito positiva onde eu aprendi bastante e foi importante demais para a minha adaptação aqui em Portugal.

ORIGEM DO APELIDO TIQUINHO


É legal esse reconhecimento que nós temos com os torcedores. Tiquinho quem criou foi a minha mãe, ela falou que quando eu nasci eu era muito pequeno, era um 'tiquinho'.

continua após a publicidade

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias