CBF demite Wilson Seneme e muda estrutura da Comissão de Arbitragem
Entidade anuncia criação de 'Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais'
![ednaldo-cbf-scaled-aspect-ratio-512-320](https://lncimg.lance.com.br/cdn-cgi/image/width=1920,quality=75,fit=pad,format=webp/uploads/2025/02/ednaldo-cbf-scaled-aspect-ratio-512-320.jpeg)
- Matéria
- Mais Notícias
A CBF demitiu Wilson Seneme, que estava há quase três anos na presidência da Comissão de Arbitragem, e decidiu criar um "Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais" para acompanhar o trabalho do quadro de árbitros do País, que nos últimos anos vem sofrendo com fortes críticas. O anúncio das mudanças foi feito pelo presidente da confederação, Ednaldo Rodrigues, em transmissão realizada ao vivo pela CBF TV na tarde desta quinta-feira (13).
Relacionadas
— É uma comissão multidisciplinar, com nomes internacionais, e também com aqueles que fazem parte do futebol brasileiro — explicou Ednaldo.
➡️CEO do Cruzeiro afirma que FMF reconheceu erros no clássico
O comitê consultivo contará com os ex-árbitros Néstor Pitana (Argentina), Nicola Rizzoli (Itália) e Sandro Meira Ricci, que atuaram nas Copas do Mundo de 2014 e 2018. A Comissão de Arbitragem da CBF, por sua vez, será coordenada por Rodrigo Cintra e terá Luiz Flávio de Oliveira, Marcelo Van Gasse, Fabrício Vilarinho, Luiz Carlos Câmara Bezerra, Eveliny Almeida e Emerson Filipino Coelho.
![wilson seneme cbf](https://lncimg.lance.com.br/cdn-cgi/image/width=850,quality=75,format=webp/uploads/2023/05/wilson-seneme-cbf.jpg)
Seneme cai menos de três anos após assumir Comissão de Arbitragem da CBF
Durante a transmissão, anunciada apenas minutos antes pela CBF, não ficou claro como será a atuação desse novo "Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais". Depois, a confederação explicou que o grupo terá "contato diário" com a Comissão de Arbitragem para analisar lances polêmicos da rodada. "Os três integrantes do comitê terão poder de voto, a fim de direcionar decisões da Comissão de Arbitragem", explicou a CBF.
Demitido, Wilson Seneme não participou do anúncio. Ele estava na função desde abril de 2022.
— Queria agradecer muito pelo trabalho desenvolvido pelo Wilson Seneme. Neste período de quase três anos ele fez tudo o que poderia, mas a CBF tira agora a condução da arbitragem de uma única pessoa — comentou Ednaldo Rodrigues.
O presidente da CBF também anunciou a criação da Escola Nacional de Árbitros, e declarou que a entidade irá trabalhar desde já para tornar árbitro de futebol em profissão regulamentada — ou seja, profissionalizar a atuação deles.
— Em até 24 meses queremos ter um projeto bem estruturado para que a CBF posso apresentar ao Congresso Nacional a profissionalização dos árbitros — afirmou Ednaldo.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias