menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Braithwaite salva Grêmio sem brilho e garante vitória na estreia na Sul-Americana

Recuperado de lesão muscular, dinamarquês saiu do banco para marcar gol decisivo

Braithwaite-aspect-ratio-512-320
imagem cameraBraithwaite comemora gol da vitória do Grêmio sobre o Sportivo Luqueño. (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
WhatsApp-Image-2024-12-13-at-00.43.10-aspect-ratio-1024-1024
Nícolas Wagner
Porto Alegre (RS)
Dia 02/04/2025
23:32

  • Matéria
  • Mais Notícias

Assim como na estreia no Campeonato Brasileiro, o Grêmio não jogou bem, mas estreou com vitória na Copa Sul-Americana. O Tricolor Gaúcho superou o Sportivo Luqueño, lanterna do Campeonato Paraguaio, por 2 a 1, na noite desta quarta-feira (2), no Defensores del Chacho, em Assunção.

continua após a publicidade

➡️ Tudo sobre o Tricolor agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Grêmio

Após Arezo abrir o placar, de pênalti, e Federico Santander empatar após erro de Jemerson — ambos no primeiro tempo —, coube a Braithwaite sair do banco de reservas para garantir a vitória do Grêmio, na segunda etapa. O atacante dinamarquês retornou de lesão muscular na coxa muito antes do previsto.

Como foi o jogo?

O Grêmio levou um susto logo aos três minutos de jogo. Após cobrança de falta rápida, Marcelo Pérez recebeu lançamento em profundidade e chutou forte, no alto, para balançar as redes. Porém, o gol foi anulado por impedimento.

continua após a publicidade

A resposta gremista veio dez minutos depois. Em troca de funções, Arezo cruzou para Cristaldo, que foi atingido por Pablo Aguilar. Chamado pelo VAR, o árbitro chileno Francisco Gilabert assinalou pênalti. Com tranquilidade, Arezo deslocou Alfredo Aguilar para marcar seu segundo gol em dois jogos consecutivos como titular e abrir o placar para o Grêmio. O centroavante uruguaio teve oportunidade de ampliar para o Tricolor Gaúcho aos 22, após passe em profundidade de Pavón, mas chutou por cima.

O Sportivo Luqueño chegou ao empate em erro grave de Jemerson, aos 28. Pressionado na saída de bola, o zagueiro gremista mandou a bola direto pela linha lateral. Os donos da casa cobraram rapidamente e, nas costas do camisa 21, Santander concluiu colocado, por cima de Tiago Volpi, para deixar tudo igual.

continua após a publicidade

O Grêmio voltou para o segundo tempo com ainda mais posse de bola do que na primeira etapa, mas vulnerável aos contra-ataques do Sportivo Luqueño. Aos dez minutos, Marcelo Pérez chutou próximo do bico direito da grande área e acertou a rede de Volpi, mas pelo lado de fora.

Aos 17 minutos, o técnico Gustavo Quinteros promoveu troca tripla no Grêmio, com as entradas de Edenílson, Cristian Olivera e Braithwaite. E foi justamente em jogada dos três que o Tricolor chegou ao gol da vitória, aos 25. O brasileiro abriu, o uruguaio cruzou, e o dinamarquês, que voltava de lesão muscular, cabeceou com categoria, no canto esquerdo de Aguilar.

Quatro minutos depois, o Sportivo Luqueño teve mais um gol anulado pela arbitragem. Elvio Vera empurrou João Pedro antes de cabecear para defesa espetacular de Volpi, que Walter González conferiu no rebote.

A reta final do jogo foi dramática. O Grêmio teve oportunidade de ampliar aos 38, quando Jemerson, sozinho na pequena área, cabeceou por cima. Porém, um minuto depois, o Tricolor escapou de novo, em chute de fora da área de Comas, que passou muito perto da trave esquerda. Nos acréscimos, Cristian Oliveira concluiu de canhota, com perigo.

O que vem por aí?

No próximo sábado (5), às 18h30min, o Grêmio já volta campo pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor Gaúcho enfrenta o Ceará, no Castelão, em Fortaleza/CE.

✅ FICHA TÉCNICA

SPORTIVO LUQUEÑO X GRÊMIO
1ª rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana
📆 Data e horário: quarta-feira, 2 de abril de 2025, às 21h30min (de Brasília)
📍 Local: Defensores del Chaco, em Assunção, Paraguai
🥅 Gols: Arezo, aos 16' do 1T (G); Santander, aos 28' do 1T (S); Braithwaite, aos 25' do 2T (G)
🟨 Cartões amarelos: Dário Ríos, Elvio Vera e Iván Torres (S); Lucas Esteves e João Pedro (G).
🟥 Cartão vermelho: -

ESCALAÇÕES

Sportivo Luqueño (Técnico: Gustavo Morínigo)
Alfredo Aguilar; Rodi Ferreira, Alexis Villalba, Pablo Aguilar, Iván Torres; Ángel Benítez, Julio Báez (Brahian Ayala), Dário Ríos (Wálter Rodríguez); Marcelo Pérez (Lautaro Comas), Elvio Vera (Guillermo Hauche), Federico Santander (Walter González).

GRÊMIO (Técnico: Gustavo Quinteros)
Tiago Volpi; João Pedro, Jemerson, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Dodi (Edenílson) e Villasanti; Pavón (Cristian Olivera), Cristaldo (Camilo) e Amuzu; Arezo (Braithwaite).

🟥ARBITRAGEM

🟨 Árbitro: Francisco Gilabert (Chile)
🚩 Assistentes: Alan Sandoval (Chile) e Carlos Poblete (Chile)

🖥️VAR: Juan Soto (Venezuela)

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias