Tipos de pisada e os melhores tênis de corrida para cada um
Descubra como o tipo de pisada influencia na escolha do tênis e veja marcas
- Matéria
- Mais Notícias
A forma como os pés tocam no chão podem influenciar a performance durante a corrida e escolher o calçado ideal é fundamental para evitar lesões.
Relacionadas
Existem três tipos de pisada: neutra, pronada e supinada. Saber escolher os melhores tênis de corrida que se adaptam ao seu tipo de pisada nem sempre é uma tarefa simples, por isso o Lance! Indica listou os principais modelos de 2025, onde comprar e valores. Confira!
Os melhores tênis de corrida para todos os tipos de pisada
➡️ Pisada neutra: Fila Float Prime e adidas Duramo Speed
➡️ Pisada pronada: ASICs Gt-1000 13 e ASICs Gel Kayano 31
➡️ Pisada supinada: Nike Pegasus 41 e ASICs Gel-Nimbus 26
Tipos de pisada
O modo como se pisa é determinado a partir das características anatômicas de cada indivíduo, como, por exemplo, os tipos de pé, joelhos e flexibilidade nas articulações.
É possível classificar os tipos de pisada por: neutra, pronada e supinada. Esses nomes vão indicar se, quando você pisa, o seu calcanhar faz o movimento reto, se ele tende a se mover para dentro ou se ele tende a se mover para fora.
Veja abaixo:
Pisada neutra
O pé toca o solo de maneira uniforme, com o peso distribuído de maneira praticamente igual por toda a planta. São os que têm menos restrições para escolher um tênis de corrida. Basta selecionar um bom amortecimento.
Tênis de corrida para pisada neutra
Fila Float Prime: Ele conta com a tecnologia Ever-Grip, que proporciona grip e tração superior em superfícies secas ou molhadas, além da Float+, que garante amortecimento e retorno de energia.
Fila Float Prime
Fila Float Prime
Disponível do tamanho 39 ao 44 na FutFanatics.
adidas Duramo Speed: Com a tecnologia responsiva LightStrike, essse tênis oferece amortecimento de impactos e retorno de energia. A tecnologia ADIWEAR também aumenta a aderência no solado.
👉 Cadastre-se no site da adidas para se tornar um membro adiClub e ganhar frete grátis nessa compra! Clique aqui e saiba mais.
adidas Duramo Speed
adidas Duramo Speed
Disponível do tamanho 39 ao 45 no site oficial da adidas.
Pisada pronada
Acontece quando a parte interna do pé encosta primeiro no chão. Geralmente isso acontece pela rotação interna excessiva do pé e do tornozelo.
Tênis com amortecimento e controle de estabilidade leve são os mais recomendados para esse tipo de corredor.
Tênis de corrida para pisada pronada
ASICs Gt-1000 13: A tecnologia LITETRUSS™ angulada na entressola para reduzir a pronação. Ajuda a proporcionar mais suporte em de pessoas com pronação em excesso.
ASICs Gt-1000 13
ASICs Gt-1000 13
Disponível nos modelos feminino e masculino, do tamanho 35 ao 43 no site da ASICs
ASICS Gel-Kayano 31: O modelo conta com tecnologia PureGEL™, que oferece amortecimento e aterrissagens mais leves.
ASICS Gel-Kayano 31
ASICS Gel-Kayano 31
Tecnologia PureGEL™ que oferece amortecimento e aterrissagens mais leves.
Pisada supinada
Ocorre quando o pé toca o chão com a parte externa da planta. Corredores que têm esse tipo de pisada geralmente observam um desgaste maior no lado de fora da sola de seus tênis.
Supinadores geralmente têm o pé mais rígido e necessitam de tênis com reforço de amortecimento, além de controle de estabilidade.
Tênis de corrida para pisada supinada
Nike Pegasus 41: Com entressola de espuma ReactX, que é 13% mais responsiva que a tecnologia React anterior, e amortecimento responsivo que oferece ainda mais energia para uma corrida confortável e diária.
Nike Pegasus 41
Nike Pegasus 41
Disponível nos modelos feminino e masculino, do tamanho 34 ao 46 no site da Nike.
ASICS Gel-Nimbus 26: O modelo possui tecnologias PureGEL™ e FF BLAST™ PLUS ECO para maior amortecimento.
ASICS Gel-Nimbus 26
ASICS Gel-Nimbus 26
O modelo possui tecnologias PureGEL™ e FF BLAST™ PLUS ECO para maior amortecimento.
Como descobrir o meu tipo de pisada?
Depois de ver os melhores tênis de corrida para cada tipo de pisada, chegou a hora de saber como descobrir o seu tipo. Existem três formas:
- A maneira mais correta de descobrir qual é o seu tipo de pisada é procurando um ortopedista, de preferência especializado em tornozelo e pé.
- Algumas lojas especializadas em tênis também oferecem uma avaliação, na qual uma esteira com sensor identifica qual é o seu entre os três diferentes tipos de pisada, a partir do impacto do pé no equipamento.
- Existem também os testes caseiros: analisar um calçado usado com frequência no dia a dia e ver qual área está mais gasta. Outro teste pode ser molhar o pé e pisar em uma folha para observar a marca que a sua pisada deixa.
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias