Tipos de pisada e os melhores tênis de corrida para cada um em 2024
ASICS, Mizuno e Nike estão entre as marcas listadas
- Matéria
- Mais Notícias
A forma como os pés tocam no chão influenciam muito a performance durante a corrida e escolher o calçado ideal é fundamental para evitar lesões. Existem três tipos de pisada: neutra, pronada e supinada. Saber escolher os melhores tênis de corrida que se adaptam ao seu tipo de pisada nem sempre é uma tarefa simples, por isso o Lance! Indica listou os principais modelos de 2024, onde comprar e valores. Confira!
Relacionadas
Os melhores tênis de corrida para todos os tipos de pisada
➡️ Pisada neutra: Fila Float Prime, Mizuno Arrow e adidas Duramo Speed
➡️ Pisada pronada: ASICS Gt-1000 12, Nike Structure 25 e ASICS Gel Kayano 25
➡️ Pisada supinada: Nike Air Zoom Pegasus 40 , New Balance 1080 V12 e ASICS Gel-Nimbus 26
Tipos de pisada
O modo como se pisa é determinado a partir das características anatômicas de cada indivíduo, como, por exemplo, os tipos de pé, joelhos e flexibilidade nas articulações. No entanto, é possível classificar os tipos de pisada: neutra, pronada e supinada. Esses nomes vão indicar se, quando você pisa, o seu calcanhar faz o movimento reto, se ele tende a se mover para dentro ou se ele tende a se mover para fora.
Veja abaixo:
😱 Vai comprar o seu primeiro tênis de corrida com placa de carbono? Veja cinco modelos
Pisada neutra
A pisada neutra ocorre quando o pé atinge o solo de maneira uniforme, com o peso distribuído de maneira praticamente igual por toda a planta. Para muitos ortopedistas, esta é considerada a pisada mais correta por favorecer a absorção do impacto pelo corpo sobre as articulações.
São os que têm menos restrições para escolher um tênis de corrida. Basta selecionar um bom amortecimento.
Tênis de corrida para pisada neutra
Fila Float Prime
Fila Float Prime
Possui tecnologias Ever-Grip, que proporciona grip e tração superior em superfícies secas ou molhadas, além da Float+, que garante amortecimento e retorno de energia.
Mizuno Arrow
Mizuno Arrow
Possui tecnologia Softierfoam, uma espuma com maior maciez na entressola responsável por gerar máximo conforto durante o uso.
adidas Duramo Speed
adidas Duramo Speed
Tecnologia responsiva LightStrike, que proporciona amortecimento de impactos e retorno de energia, e ADIWEAR, que aumenta a aderência no solado.
Pisada pronada
Também muito comum em atletas, ocorre quando o apoio do pé no chão é feito primeiro com a parte interna do pé. Geralmente isso ocorre pela rotação interna excessiva do pé e do tornozelo. Tênis com amortecimento e controle de estabilidade leve são os mais recomendados para esse tipo de corredor.
Tênis de corrida para pisada pronada
ASICS Gt-1000 12
ASICS Gt-1000 12
A tecnologia LITETRUSS™ angulada na entressola para reduzir a pronação. Ajuda a proporcionar mais suporte em de pessoas com pronação em excesso.
Nike Structure 25
Nike Structure 25
O modelo é o tênis mais estável da Nike Running, com suporte e amortecimento alto
ASICS Gel-Kayano 30
ASICS Gel-Kayano 30
Tecnologia PureGEL™ que oferece amortecimento e aterrissagens mais leves.
Pisada supinada
Ocorre quando o pé faz contato com o chão prioritariamente com a parte externa da planta. Corredores que têm esse tipo de pisada geralmente observam um desgaste maior no lado de fora da sola de seus tênis.
Supinadores geralmente têm o pé mais rígido e necessitam de tênis com reforço de amortecimento, além de controle de estabilidade.
Tênis de corrida para pisada supinada
Nike Pegasus 40
Nike Pegasus 40
Apresenta espuma no antepé que ajuda a proporcionar maior agilidade.
New Balance Fresh Foam X 1080v12
New Balance Fresh Foam X 1080v12
Com tecnologia Fresh Foam, uma espuma que oferece maciez, conforto e estabilidade.
ASICS Gel-Nimbus 26
ASICS Gel-Nimbus 26
O modelo possui tecnologias PureGEL™ e FF BLAST™ PLUS ECO para maior amortecimento.
Como descobrir o meu tipo de pisada?
Depois de ver os melhores tênis de corrida para cada tipo de pisada, chegou a hora de saber como descobrir o seu tipo. Existem três formas:
1. A maneira mais correta de descobrir qual é o seu tipo de pisada é procurando um ortopedista, de preferência especializado em tornozelo e pé.
2. Algumas lojas especializadas em tênis também oferecem uma avaliação, na qual uma esteira com sensor identifica qual é o seu entre os três diferentes tipos de pisada, a partir do impacto do pé no equipamento.
3. Existem também os testes caseiros: analisar um calçado usado com frequência no dia a dia e ver qual área está mais gasta. Outro teste pode ser molhar o pé e pisar em uma folha para observar a marca que a sua pisada deixa.
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias