Casimiro Miguel surpreendeu a indústria do esporte ao anunciar, na última sexta-feira, que vai transmitir a Copa do Mundo do Qatar. O streamer se juntou ao Grupo Globo como os únicos detentores dos direitos de transmissão do Mundial em solo brasileiro. Abaixo, o LANCE! explica como ficou a divisão das cotas.
Parceiro antigo da Fifa, o Grupo Globo tem os direitos de transmissão da Copa para todas as mídias. Dessa forma, o Mundial poderá ser visto na Globo (TV aberta), no Sportv (TV fechada) e no Globoplay (streaming).
A diferença é que apenas duas primeiras mídias são exclusivas da emissora. A Globo também tinha acordo de exclusividade para as transmissões na internet, mas abriu mão após negociação com a Fifa em 2021.
+ Negócios, análises e dados do esporte: conheça o LANCE!BIZ
A origem do imbróglio foi o pedido da Globo pela redução dos valores das parcelas durante a pandemia da Covid-19. Após atraso em parte do pagamento, a entidade entrou na Justiça contra a emissora e o caso só foi resolvido quando a empresa abriu mão da exclusividade na cota de streaming.
Assim, Fifa pôde comercializar os direitos digitais com outras empresas do mercado e chegou a um acordo com a LiveMode, parceira de Casimiro Miguel. O streamer poderá transmitir 22 jogos da Copa do Mundo no seu canal da Twitch - incluindo a abertura, a final e todos os jogos da Seleção Brasileira.
Onde assistir aos jogos da Copa do Mundo:
TV Aberta - Globo (exclusivo)
TV Fechada - SporTV (exclusivo)
Internet - Globoplay e Canal do Casimiro
Casimiro transmitirá 22 jogos da Copa do Mundo (Foto: Divulgação)
Rádio vive situação diferente
A Globo também é detentora dos direitos de transmissão da Copa do Mundo na rádio. A emissora, no entanto, não faz questão de ter exclusividade nesta mídia e sublicenciou os direitos para outras sete emissoras:
- Itatiaia (MG)
- Grupo Bandeirantes (SP)- com transmissão das rádios Bandeirantes e Bandnews FM
- Transamérica (SP)
- Gaúcha (RS)
- Jovem Pan (SP)
- Energia 97 (SP)
- Jornal (PE)