Fifa pode cancelar patrocínio da Arábia Saudita à Copa do Mundo Feminina
Acordo com a Visit Saudi não chegou a ser confirmado oficialmente, mas se tornou alvo de críticas de Austrália e Nova Zelândia, países-sede do torneio
- Matéria
- Mais Notícias
Uma reviravolta pode acontecer nos bastidores da Copa do Mundo Feminina 2023. Após alinhar um acordo de patrocínio com a Visit Saudi, órgão de turismo da Arábia Saudita, a Fifa deve cancelar a parceria. O motivo é a repercussão negativa e a série de pedidos da Austrália e Nova Zelândia, países-sede do torneio.
A notícia sobre o possível cancelamento do acordo foi publicada pelo jornal Sydney Morning Herald (SMH) nesta segunda-feira. De acordo com a reportagem, as críticas chocaram a Fifa e, agora, a entidade estuda como remodelar o acordo Visit Saudi. A federação estaria empenhada em encontrar uma solução antes da próxima sessão do congresso da Fifa, realizada no final deste mês.
Relacionadas
+ Copa do Mundo Feminina 2023: onde será sede, data e países classificados
A polêmica teve início em janeiro deste ano, quando o The Athletic informou que o Visit Saudi se tornaria um parceiro da Copa do Mundo Feminina. O acordo de patrocínio nunca chegou a ser confirmado pela Fifa, mas a notícia gerou uma reação negativa ao redor da indústria, de federações nacionais a atletas renomadas.
Na última semana, Andrew Pragnell, presidente-executivo da New Zealand Football, disse à mídia local que a associação recebeu uma resposta “decepcionante” da Fifa à carta detalhando as preocupações sobre a parceria.
- Achei a resposta bastante ambígua. Não confirmou nem negou o potencial patrocínio do Visit Saudi que foi relatado na mídia. Fez alusão à importância de tratar todas as associações-membro igualmente e a importância do engajamento em oposição ao isolamento. Fora isso, afirmou que eles estariam entrando em contato com sua equipe de mídia e parcerias para mais conversas. Ficamos com um pouco de incerteza sobre o que está acontecendo aqui, para ser franco, o que é um pouco decepcionante. Qualquer coisa a mais que eu diga seria especulação porque não sei, mas claramente nossa carta, dada a demora na resposta e a ausência de confirmação ou negação, causou alguma forma de repensar na Fifa sobre esse assunto - disse Pragnell.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias