Bundesliga prevê faturar até R$ 5,4 bilhões em venda de direitos comerciais
Entidade que controla o futebol alemão convida cinco empresas para enviarem propostas. Clubes votarão em dezembro
- Matéria
- Mais Notícias
A Deutsche Fussball-Liga (DFL), entidade que controla o futebol alemão, ainda não desistiu de vender parte dos direitos comerciais da Bundesliga e da 2. Bundesliga para investidores estrangeiros. Após duas tentativas fracassadas, o órgão prepara uma terceira proposta para apresentar aos clubes.
De acordo com a agência Reuters, a DFL convidou cinco investidores financeiros para participarem da espécie de um "leilão" e espera faturar até US$ 1,1 bilhão, o que corresponde a R$ 5,4 bilhões na cotação atual.
➡️ Acompanhe os negócios no esporte em nosso novo canal. Siga o Lance! Biz no WhatsApp
Relacionadas
Em carta enviada aos 36 clubes das duas principais divisões da Alemanha, o órgão dirigente do futebol profissional do país informou que os potenciais parceiros estratégicos considerados são: Advent International, Blackstone, Bridgepoint, CVC Capital Partners e EQT.
Espera-se que, pelo valor citado acima, os investidores financeiros possam adquirir até 8% de uma empresa de marketing recém-criada, que deterá os direitos televisivos, publicitários e digitais da Bundesliga, por um período de 20 anos.
➡️ O tamanho do prejuízo: como rebaixamento à Série B pode impactar finanças dos clubes brasileiros?
Uma Assembleia Geral está marcada para 11 de dezembro, quando os clubes deverão votar sobre o prosseguimento do processo. É necessária uma maioria de dois terços para continuar.
Surf with the wave of @Grimaldo35 golazos ???? with #BundesligaMatchFacts ⚡#Bundesliga | @Bayer04_en | @AWScloud pic.twitter.com/5QtGCIdwt9
— Bundesliga English (@Bundesliga_EN) November 15, 2023
Por que a DFL quer vender parte dos direitos?
O principal motivo desta iniciativa da DFL é garantir a entrada de novos recursos para manter a competitividade do futebol alemão. De forma geral, a DFL tenta acompanhar a concorrência acirrada de potências europeias como a Premier League e a La Liga, por exemplo.
Na carta aos clubes, a entidade acrescentou que o investimento será importante para fortalecer o seu produto de mídia nacional e a expandir os seus negócios digitais e internacionais.
➡️ Ranking Pluri 2024: Fluminense entra no top 3 com título da Libertadores; veja posição do seu time
Terceira tentativa: agora vai?
Esta é a terceira tentativa da DFL de vender participação nos direitos comerciais da Bundesliga para empresas de private equity. Uma proposta anterior, em maio deste ano não conseguiu ganhar o apoio dos clubes.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias