Faltam 250 dias para os Jogos Olímpicos Paris 2024. Enquanto os atletas buscam vagas e se preparam para o evento, o Lance! Biz traz informações sobre um assunto que desperta a curiosidade no público: o prêmio em dinheiro recebido pelos medalhistas olímpicos.
Embora o Comité Olímpico Internacional não pague premiações, muitos países oferecem recompensas monetárias aos seus atletas pelo número de medalhas que ganham nas Olimpíadas. O Comitê Olímpico do Brasil (COB), por exemplo, tem um programa específico para isso e já divulgou os valores para os Jogos Paris 2024.
➡️ Acompanhe os negócios no esporte em nosso novo canal. Siga o Lance! Biz no WhatsApp
250 days to go until the Olympics !
— Paris 2024 (@Paris2024) November 19, 2023
Check the comments for a surprise ????#Paris2024 pic.twitter.com/Iq3epYPAJ9
O "Programa Medalha" do COB divide os atletas em três grupos: provas individuais (um atleta), provas em grupo (dois a seis atletas) e provas coletivas (sete ou mais atletas). Assim, cada um deles tem um valor específico de premiação.
➡️ Seleção Brasileira tem valorização e é a terceira mais valiosa da data Fifa; veja ranking
Confira abaixo as quantias estipuladas para Paris 2024:
Vale ressaltar que nas categorias grupo e coletiva, os valores acima são o total a ser pago. Este valor será dividido entre os medalhistas de maneira igualitária, independentemente de serem titulares ou reservas.
➡️ Quais são os clubes com mais sócios no mundo? Veja ranking e compare com o Brasil
Os atletas que ganharem mais de uma medalha acumulam a premiação, recebendo por cada prova premiada.
Nos ciclo que envolveu os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 e os Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022, o COB desembolsou R$ 5,2 milhões em premiações pelas medalhas conquistadas.
Jogos Olímpicos serão disputados em Paris em 2024 (Foto: Divulgação)