Quais são os clubes com mais sócios no mundo? Veja ranking e compare com o Brasil
Clubes brasileiros estão longe de aparecer entre os líderes do ranking de sócios
- Matéria
- Mais Notícias
Os programas de sócios são uma importante fonte de receita para os clubes de futebol. Além dos valores embolsados mensalmente, os times visam quadros sociais cada vez maiores para fidelizar torcedores e atrair novas oportunidades de negócios.
Mas, afinal, quais são os clubes com mais sócios no mundo? Spoiler: não há uma lista definitiva, porque critérios diferentes são usados em cada país na hora de calcular o número de sócios, Ainda assim, o Lance! Biz reuniu números recentes para ajudar a desvendar o mistério.
➡️ Acompanhe os negócios no esporte em nosso novo canal. Siga o Lance! Biz no WhatsApp
Relacionadas
Diferenças no cálculo de "sócios"
Boca Juniors e River Plate, os principais clubes da Argentina, se destacam mundialmente pelo número de sócios-torcedores. Em atualizações de agosto deste ano, os rivais garantem ter mais de 340 mil sócios ativos, com uma ligeira vantagem do Boca.
Nestes números, eles incluem todos os tipos de sócios: os "proprietários", que participam da vida política do clube, e os "torcedores", que pagam um valor mensal para ter uma série de benefícios, mas sem direito a voto.
➡️ Quais clubes brasileiros arrecadam mais com bilheteria? Veja ranking
De acordo com o diário Olé, os clubes argentinos estão apenas atrás do Real Madrid quando o assunto é número de sócios. Somando sócios-proprietários do clube, os "abonados" e donos do "Carnet Madridista", são mais de 360 mil torcedores merengues registrados.
Nos casos de Bayern de Munique e Benfica, os números são ainda mais impressionantes: ambos os clubes têm mais de 300 mil sócios e a maioria tem direito a participação política na associação.
➡️ Manchester City bate recorde de receita na história da Premier League: R$ 4,3 bilhões
E os clubes brasileiros?
No Brasil, alguns clubes se destacam com seus programas de sócios-torcedores. O líder do ranking é o Palmeiras, que tomou a dianteira em 2023 e conta atualmente com mais de 170 mil inscritos.
Na sequência, aparece o Internacional, que está próximo de superar a marca de 130 mil sócios. A diferença é que no Colorado até mesmo os planos mais baratos dão direito a voto nas eleições do clube (conforme regras de estatuto).
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias