Dono do maior faturamento do futebol brasileiro, o Flamengo registrou uma receita bruta de R$ 1,374 bilhão em 2023. O Rubro-Negro apresenta uma vantagem financeira considerável para o restante dos clubes brasileiros. Mas, afinal, como ele se compara com times da Europa? A diferença é muito grande?

Na própria demonstração financeira, o Flamengo mostra uma comparação com os 20 primeiros colocados no relatório Football Money League, da Deloitte. Abaixo, o Lance! Biz apresenta os destaques separados por linhas de receitas (broadcast, comercial e matchday),

➡️ Acompanhe os negócios no esporte em nosso canal. Siga o Lance! Biz no WhatsApp

💰 Receitas com Matchday

No grupo de receitas que inclui bilheteria e sócio-torcedor, o Flamengo aparece em 18º no levantamento, na frente de três dos 20 clubes mais ricos da Europa: West Ham, Newcastle e Napoli. O gráfico abaixo também mostra que o Rubro-Negro fatura cerca de três vezes menos que os primeiros colocados.

➡️ De onde vem o dinheiro do Flamengo? Veja as principais fontes de receita

Comparação de receitas do Flamengo e clubes da Europa (Foto: Reprodução)

💰 Receitas comerciais

No caso das receitas comerciais, o clube aparece em 17º, com faturamento maior que West Ham, Newcastle, Napoli e Olympique de Marseille. A distância para os clubes das primeiras posições, no entanto, é maior e chega a quase seis vezes.

➡️ Qual é o tamanho da dívida do Flamengo? Veja evolução recente

Comparação de receitas do Flamengo e clubes da Europa (Foto: Reprodução)


💰 Receitas de Broadcast

É nas receitas de broadcast que há um maior distanciamento entre Flamengo e o futebol europeu: todos os clubes da lista apresentam receitas de broadcast bem superiores à registrada pelo Rubro-Negro.

Esta situação deve-se à maior receita que os clubes europeus conseguem em seus contratos de transmissão das ligas domésticas, em função do maior grau de desenvolvimento do produto, além das receitas com as competições da Uefa.

Comparação de receitas do Flamengo e clubes da Europa (Foto: Reprodução)