Flamengo mostra força nas redes sociais e alcança marca inédita entre clubes brasileiros
Clube supera marca de 50 milhões de seguidores e está entre os 15 clubes de futebol com mais inscrições no mundo digital<br>
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O Flamengo alcançou, nesta segunda-feira, a marca de 50 milhões de seguidores no combinado de suas redes sociais. É um feito relevante na indústria do esporte internacional, que posiciona o clube carioca como um dos mais seguidos do mundo e fortalece sua liderança neste aspecto na América Latina.
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O levantamento foi divulgado pelo instituto IBOPE Repucom e inclui as cinco principais redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok, Twitter e YouTube.
Números de seguidores do Flamengo:
Facebook - 13,1 milhões
Instagram - 15,2 milhões
TikTok - 5,4 milhões
Twitter - 9,7 milhões
YouTube - 6,57 milhões
TOTAL - 50 milhões
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- Avalio que estamos no caminho certo. Nos últimos três anos, mais que dobramos o número de seguidores das nossas redes e ampliamos nossa liderança em relação aos demais clubes brasileiros. O conceito básico para este sucesso tem sido gerar muito conteúdo relevante e exclusivo para a nossa Nação. Isto, somado à presença nas mais diversas redes (incluindo conteúdo em outras línguas), sem dúvida, garantirá o nosso crescimento constante - disse Gustavo Oliveira, vice-presidente de Comunicação e Marketing do Flamengo, ao LANCE!.
Evolução nos últimos anos e margem de crescimento
Até setembro de 2017, o Corinthians era quem liderava o ranking digital com a marca inédita, até então, de 19 milhões de inscrições nas suas redes. A partir de outubro de 2018, o Flamengo assumiu a liderança e passou a travar, mês a mês, uma batalha com o rival paulista pelo posto de clube de futebol mais seguido do país.
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A temporada de 2019, especialmente após as conquistas da Libertadores e do Campeonato Brasileiro, impulsionou os números do Flamengo nas redes sociais. Além disso, o clube aumentou a diferença para o Corinthians, que tem 31 milhões de seguidores atualmente.
- Ainda há muito espaço para crescimento. O estudo divulgado no primeiro semestre de 2022 pela Kantar IBOPE Media mostra que 68% dos 155,76 milhões de internautas brasileiros, o que representa um universo de quase 106 milhões de pessoas, se consideram fãs de futebol. Neste contexto, mesmo não sendo necessariamente flamenguistas, eles podem se interessar em acompanhar o clube - projeta Arthur Bernardo Neto, diretor de Desenvolvimento de Negócios do IBOPE Repucom.
Especialista alerta para importância do engajamento
O número total de seguidores é motivo de celebração, mas não é o aspecto de maior relevância para o mundo dos negócios. Do ponto de vista mercadológico, as marcas estão mais interessadas na qualidade do que é entregado nas redes sociais e na taxa de engajamento do público.
Especialista em marketing esportivo e sócio da agência BP Sports, Bernardo Pontes avalia que o Flamengo identificou essa importância e encontrou soluções para alcançar bons índices de engajamento. Para o empresário, inclusive, o trabalho do Rubro-Negro "deve ser visto com bons olhos pelos outros clubes".
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- Não adianta você ter um milhão de seguidores se você não tem o engajamento em cima desse público. O Flamengo identificou isso e tem hoje um alto número de publicações por dia. A todo momento, o clube está em contato com o torcedor, seja através das interações ou dos compartilhamentos. O Flamengo é uma máquina de gerar conteúdo e tem uma estratégia diferente para cada rede, além de conseguir segmentar o conteúdo para públicos específicos - explicou Pontes.
Os levantamentos do perfil "Deportes & Finanzas" corroboram com a visão de Bernardo Pontes. O Flamengo lidera diversos rankings de engajamento nas redes sociais no futebol brasileiro. No Twitter, por exemplo, o clube foi líder neste quesito nas Américas em 56 dos últimos 60 meses, além de figurar no top 5 do mundo.
- Isto é um trabalho contínuo e que está acontecendo no nosso dia a dia. Hoje temos uma FlaTV economicamente autossuficiente e as nossas redes sociais já geram um faturamento direto importante para o clube. Além disso, a força do engajamento tem permitido um aumento significativo dos valores dos ativos promocionais do clube. O Flamengo de hoje vende não apenas a exibição da marca do patrocinador na camisa, por exemplo, mas todo um envolvimento do parceiro com os mais de 45 milhões que formam a Nação - finalizou Gustavo Oliveira.
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