O Instituto Vini Jr. e a Bayer se uniram com o propósito de contribuir com a educação pública do Rio de Janeiro, através de novas metodologias de ensino, com foco na aprendizagem a partir de referências do futebol e de movimentos corporais. Conectada ao esporte, a dupla já estreou o Projeto Base em três escolas públicas de Belford Roxo, cidade em que a Bayer atua há mais de 65 anos

Com isso, a iniciativa beneficiará mais de mil alunos e cerca de 70 professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O próximo passo será replicar a prática em escolas de Macuco e Quissamã, ambas no interior do Rio.

Em ação nesta sexta-feira, integrantes do Instituto e da empresa visitaram os recém-instalados Centros de Tecnologias Educacionais Base nas escolas municipais Albert Sabin, Constantino Reis e Maria da Conceição. Na ocasião, as equipes presenciaram a execução de ações propostas no projeto como, por exemplo, a utilização dos CTs como ferramenta de apoio às aulas tradicionais e a mobilização de professores e alunos com as atividades do Movimento e Aprendizagem, o Mov.A.

- É importante destacar que o CT não se limita ao espaço físico, ele vai muito além da ambientação: é um lugar de estímulo à inovação, propondo uma aula mais livre e criativa. Com ele, o Mov.A chega para ser outro grande aliado no processo de ensino-aprendizagem, incentivando a prática de atividade física e ampliando as possibilidades de apresentar os conteúdos da sala de aula. Nós entendemos que essas são ferramentas capazes de contribuir com as professoras e ajudar a tornar o aprendizado mais divertido e eficiente - comenta Victor Ladeira, Diretor Executivo do Instituto Vini Jr.

Já a Líder de Engajamento com Comunidades e Comunicação Latam da Bayer, Ana Isabel dos Santos acredita que a iniciativa agrega uma nova perspectiva à educação.

Instituto Vini Jr. (Foto: Divulgação)

- Apoiar um projeto como esse em Belford Roxo é ajudar na construção de uma nova abordagem para o aprendizado, tendo o esporte e o movimento como grandes aliados - o que tem total conexão com ‘saúde para todos’, que faz parte da nossa missão. Ao trazer referências do futebol e atividades corporais para o ambiente escolar, ajudamos a tornar o ensino mais dinâmico e significativo para os alunos. Além disso, nossa parceria com o instituto permite não apenas beneficiar os estudantes, mas também capacitar os professores em metodologias inovadoras - afirmou.

O projeto Base tem o patrocínio da Bayer através da Lei estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer, reforçando o compromisso da empresa com a educação e o desenvolvimento social.

Instituto Vini Jr.

O Instituto Vini Jr., fundado em 2020, é a realização do sonho do jogador do Real Madrid e da Seleção Brasileira, familiares e amigos, que sempre quiseram contribuir com a sociedade e assim, levantam a bandeira da educação. A iniciativa está apoiada em três pilares: educação como base, tecnologia como ferramenta e futebol como linguagem.

Atualmente, o Instituto está presente em 24 escolas - de 12 cidades e 5 estados brasileiros - com cerca de 6 mil alunos atendidos, mais de 600 profissionais de educação envolvidos e 400 horas de formação continuada para professoras.

Instituto Vini Jr. (Foto: Divulgação)