A Copa do Mundo Feminina, que começou na última semana, está atraindo atenção especialmente para o que acontece dentro de campo. Fora das quatro linhas, no entanto, também há muito interesse.
Com uma nova estrutura comercial, a Fifa registrou um salto no número de parceiros comerciais em relação ao último Mundial, realizado em 2019. A entidade anunciou que vendeu todas as cotas disponíveis e prevê um faturamento recorde na área de marketing.
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Abaixo, o Lance! Biz explica as cotas de patrocínio, revela as marcas parceiras e detalha os valores previstos pela Fifa.
Nova estrutura comercial
O ano de 2023 marca o início da nova estrutura comercial da Fifa. A entidade decidiu criar três verticais independentes para oferecer às empresas oportunidades mais personalizadas de parcerias: futebol masculino, futebol feminino e esports.
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Pela primeira vez, marcas ao redor do mundo puderam firmar parcerias dedicadas somente ao futebol feminino. Dessa forma, os patrocinadores da Copa do Mundo Feminina 2023 podem ser separados em quatro categorias:
> Parceiros da Fifa (5)
Empresas com o mais alto nível de associação com a Fifa. Parcerias globais e que incluem todos os eventos organizados pela entidade. Atualmente, são apenas quatro: Adidas, Coca-Cola, Wanda, Qatar Airways e Hyundai/Kia Motors.
Copa do Mundo Feminina tem mais de 20 patrocinadores (Foto: Divulgação/Fifa)
> Parceiros do futebol feminino da Fifa (2)
Empresas com direitos comerciais globais em todos os torneios de seleções femininas. São apenas duas marcas: Visa e Xero.
> Patrocinadores oficiais (9)
Empresas com direitos de ativação global em torno da Copa do Mundo Feminina. São elas: Budweiser, McDonald’s, Unilever, Mengniu Dairy, Globant, Booking.com, Calm, Keter Group e Hublot.
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> Apoiadores regionais (14)
Empresas com direitos de ativação da Copa do Mundo Feminina da FIFA em territórios específicos. Essa lista já tem: BMO, CommBank, Jacob’s Creek, Inter Rapidísimo, Cisco, Team Global Express, Frito-Lay, TAB, Optus, Yade, Geico, Itaú, EstrelaBet e Claro.
Crescimento no número e nos valores
Os 30 patrocinadores citados acima representam uma alta de mais de 150% em relação à Copa do Mundo Feminina de 2019. Na época, a Fifa fechou 12 acordos comerciais, sendo que eram seis parceiros globais e seis patrocinadores nacionais, que podiam explorar os direitos apenas na França, país sede do torneio.
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Em termos de valores, a Fifa prevê uma arrecadação recorde para anos de Copa do Mundo Feminina. Enquanto o faturamento de 2019 foi de US$ 165 milhões, o orçamento de 2023 da entidade aponta US$ 227 milhões em receitas de marketing. A arrecadação final só será divulgada no próximo ano, quando a Fifa publicar o balanço financeiro de 2023.