menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Copa do Mundo Feminina: Fifa dá salto no número de patrocínios e prevê arrecadação recorde

Entidade inaugura nova estrutura comercial e abre espaço para apoio exclusivo ao futebol feminino

Copa-do-Mundo-Feminina-Taca-aspect-ratio-512-320
imagem cameraCopa do Mundo Feminina será na Austrália e Nova Zelândia (Foto: Divulgação/Fifa)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 26/07/2023
09:00
Atualizado em 26/07/2023
09:24

  • Matéria
  • Mais Notícias

A Copa do Mundo Feminina, que começou na última semana, está atraindo atenção especialmente para o que acontece dentro de campo. Fora das quatro linhas, no entanto, também há muito interesse. 

Com uma nova estrutura comercial, a Fifa registrou um salto no número de parceiros comerciais em relação ao último Mundial, realizado em 2019. A entidade anunciou que vendeu todas as cotas disponíveis e prevê um faturamento recorde na área de marketing.

+ !O JOGO MUDOU! O esporte é um grande business e vamos te provar

Abaixo, o Lance! Biz explica as cotas de patrocínio, revela as marcas parceiras e detalha os valores previstos pela Fifa.

Nova estrutura comercial

O ano de 2023 marca o início da nova estrutura comercial da Fifa. A entidade decidiu criar três verticais independentes para oferecer às empresas oportunidades mais personalizadas de parcerias: futebol masculino, futebol feminino e esports.

+ Onde assistir à Copa do Mundo Feminina? Entenda divisão dos direitos de transmissão

Pela primeira vez, marcas ao redor do mundo puderam firmar parcerias dedicadas somente ao futebol feminino. Dessa forma, os patrocinadores da Copa do Mundo Feminina 2023 podem ser separados em quatro categorias:

> Parceiros da Fifa (5)

Empresas com o mais alto nível de associação com a Fifa. Parcerias globais e que incluem todos os eventos organizados pela entidade. Atualmente, são apenas quatro: Adidas, Coca-Cola, Wanda, Qatar Airways e Hyundai/Kia Motors.

Copa do Mundo Feminina
Copa do Mundo Feminina tem mais de 20 patrocinadores (Foto: Divulgação/Fifa)


> Parceiros do futebol feminino da Fifa (2)

Empresas com direitos comerciais globais em todos os torneios de seleções femininas. São apenas duas marcas: Visa e Xero.

> Patrocinadores oficiais (9)

Empresas com direitos de ativação global em torno da Copa do Mundo Feminina. São elas: Budweiser, McDonald’s, Unilever, Mengniu Dairy, Globant, Booking.com, Calm, Keter Group e Hublot.

+ Premiação da Copa do Mundo Feminina: veja valores pagos pela Fifa

> Apoiadores regionais (14)

Empresas com direitos de ativação da Copa do Mundo Feminina da FIFA em territórios específicos. Essa lista já tem: BMO, CommBank, Jacob’s Creek, Inter Rapidísimo, Cisco, Team Global Express, Frito-Lay, TAB, Optus, Yade, Geico, Itaú, EstrelaBet e Claro.

Crescimento no número e nos valores

Os 30 patrocinadores citados acima representam uma alta de mais de 150% em relação à Copa do Mundo Feminina de 2019. Na época, a Fifa fechou 12 acordos comerciais, sendo que eram seis parceiros globais e seis patrocinadores nacionais, que podiam explorar os direitos apenas na França, país sede do torneio.

+ Fifa e TikTok unem forças para impulsionar a Copa do Mundo Feminina

Em termos de valores, a Fifa prevê uma arrecadação recorde para anos de Copa do Mundo Feminina. Enquanto o faturamento de 2019 foi de US$ 165 milhões, o orçamento de 2023 da entidade aponta US$ 227 milhões em receitas de marketing. A arrecadação final só será divulgada no próximo ano, quando a Fifa publicar o balanço financeiro de 2023.

A Copa do Mundo Feminina da FIFA 2023 deve ser o maior evento feminino independente da história, e é realmente incrível ver nossos fantásticos parceiros e apoiadores se envolverem com o potencial deste evento único


Romy Gai, diretor de negócios da Fifa

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias