O Paraná vai virar Sociedade Anônima do Futebol (SAF). A Justiça aprovou, nesta terça-feira (12), a venda da SAF e homologou a proposta da Carpa Family Office, grupo de investidores que pretende comprar 90% do clube-empresa.
A oferta gira em torno de R$ 430 milhões, que serão investidos nos próximos 10 anos, e tem o objetivo de levar o Paraná de volta à Série B do Brasileiro até 2027.
➡️ Acompanhe os negócios no esporte em nosso novo canal. Siga o Lance! Biz no WhatsApp
A intermediação da negociação é conduzida pelas empresas Bridge Sports Capital e Pluri Consultoria, que assessoram outros clubes brasileiros no processo de transformação para SAF.
Ainda no despacho, a juíza Mariana Fowler Gusso, titular da 1ª Vara de Falências e Recuperação Judicial de Curitiba, também autorizou a possibilidade de incorporação de outro clube-empresa do Paraná que esteja jogando a elite do estadual e competições nacionais. A ideia é "acelerar" uma volta do Tricolor ao cenário nacional. As negociações com o Cianorte devem ser retomadas.
Paraná Clube está próximo de virar SAF (Foto: Divulgação/Paraná Clube)
Veja os principais pontos na proposta de compra da SAF do Paraná:
➤ Foco e revitalização das categorias de base;
➤ Transformar o Boqueirão em centro de treinamentos, com acordo com o Carlos Werner, empresário e ex-investidor, para utilizar o Ninho da Gralha;
➤ Promessa de resolução do imbróglio da Vila Capanema com a União;
➤ Investimentos podem ter alterações devido as dívidas. O valor de R$ 430 milhões é o aporte dos investidores e não contabiliza as receitas do Paraná Clube.
➡️ Brasileirão 2023 bate recordes históricos de público e bilheteria; veja números
Quais são os próximos passos?
Com a autorização da Justiça, a diretoria do clube, liderada pelo presidente Rubens Ferreira, vai analisar a proposta e discutir eventuais pontos do projeto. Caso tudo seja acertado, a oferta do consórcio de investidores será levada ao Conselho Deliberativo do Tricolor para votação.
Depois, a decisão final sobre a venda da SAF ainda precisa da aprovação do juízo da Recuperação Judicial.
➡️ Os impactos da SAF na classificação final do Campeonato Brasileiro
A situação atual do Paraná Clube:
O Paraná Clube, que disputou a Série A em 2018, está sem divisão nacional desde 2022 após uma série de rebaixamentos. O clube também enfrenta dificuldades a nível estadual e disputará a Segunda Divisão do Paranaense pela segunda vez consecutiva em 2024.
Após anos mergulhado em dívidas e com resultados nada expressivos, o Tricolor da Vila tenta ajeitar a casa. Em junho de 2023, o plano de recuperação judicial do time foi aprovado pela Justiça, que deu sinal verde para a venda da SAF.