Vídeo: Conmebol divulga áudio de decisão polêmica do VAR da partida entre Palmeiras e Atlético-MG
Atlético-MG reclamou efusivamente de pênalti não marcado após a bola tocar no braço de Gabriel Menino
O Palmeiras eliminou o Atlético-MG pela terceira vez seguida da Copa Libertadores ao empatar em 0 a 0, na quarta-feira (9), no Allianz Parque, pelas oitavas de final da competição continental.
'Pedra no sapato' do Galo nas últimas duas temporadas (2021 e 2022), essa foi a primeira vez na história do torneio que uma equipe derrotou o mesmo rival por três vezes consecutivas.
+ Assista aos jogos do seu clube do coração com aquela gelada! Copo Stanley a partir de R$120,00
Porém, a classificação do Verdão às quartas de final da Liberta foi marcada por um lance polêmico, que gerou muita reclamação por parte da equipe mineira. Aos 24 minutos da segunda etapa, o lateral-esquerdo Mayke afasta cruzamento para a área do Alviverde de cabeça, mas a bola acerta o braço do volante Gabriel Menino, que estava aberto.
Apesar de muita reclamação dos jogadores do Atlético, o árbitro argentino Fernando Rapallini não marcou a penalidade máxima.
Nas última horas, a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) divulgou o áudio e as imagens da cabine do VAR do lance que resultou na polêmica. De acordo com o porta voz da entidade, a decisão do juiz foi acertada, pois a bola partiu de um jogador da mesma equipe antes de acertar a mão de Menino.
+ Pede música? Atlético-MG vira alvo de memes após nova eliminação para o Palmeiras na Libertadores
- No minuto 69, depois de um cruzamento para a área do Palmeiras, um defensor afasta a bola com a cabeça e a bola acerta a mão de um companheiro de equipe. O árbitro entende de forma correta o contexto da ação, na qual a bola vem de um companheiro de equipe e se dirige para fora da área. Isso implica que é uma mão não aplicável, posto que é um movimento deliberado - relata a Confederação.