menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Após reunião da Fina, CBDA convocará novas eleições

Em reunião, a entidade internacional deu um prazo de 90 dias para a realização de novo pleito presidencial na filiada brasileira

Miguel Cagnoni
imagem cameraMiguel Cagnoni foi eleito fora das normas do estatuto vigente na época Satiro Sodré/SSPress/CBDA
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 01/12/2017
14:48
Atualizado em 01/12/2017
15:05

  • Matéria
  • Mais Notícias

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) quebrou o silêncio sobre a nova exigência da Federação Internacional (Fina). Nesta sexta-feira, a entidade nacional anunciou, por meio de uma nota oficial, que convocará novas eleições. As datas para registro das chapas e para a realização do pleito ainda não foram divulgadas.

continua após a publicidade

Na última quinta-feira, a Fina realizou uma reunião do Conselho Executivo, em Sanya, na China. Nela, ficou definido que a CBDA tem um prazo de 90 dias para realizar uma nova eleição presidencial. Caso contrário, a entidade corre o risco de ser suspensa. O encontro não contou com nenhum representante da filiada brasileira.

Em nota, a CBDA afirma que o novo pleito tem objetiva 'harmonizar a representatividade dos poderes perante as instituições públicas e privadas de acordo com a Justiça do Brasil e, também, aos organismos internacionais, em especial à Fina'. 

O atual presidente da CBDA, Miguel Cagnoni foi eleito com votos de clubes e do presidente da Comissão de Atletas, Leonardo de Deus, o que não estava previsto. Na época, o estatuto da entidade previa somente votos das federações estatuais.

Confira, na íntegra, o comunicado da CBDA:


'A CBDA, por meio de seu presidente Miguel Carlos Cagnoni, convocará novas eleições seguindo as orientações da Federação Internacional de Natação (Fina), após a reunião realizada na última quinta-feira (30), na China. O objetivo é harmonizar a representatividade dos poderes da CBDA perante as instituições públicas e privadas de acordo com a Justiça do Brasil e, também, aos organismos internacionais, em especial à Fina.

Poderão participar das eleições, de acordo com o novo estatuto da CBDA aprovado pela Fina: o representante da Comissão Nacional de Atletas, as entidades de prática esportiva que preenchem os requisitos previstos no estatuto da CBDA e todas as Federações estaduais que atendam os requisitos estatutários.

As datas para registro das chapas e para a realização do pleito serão divulgadas em breve.'

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias