Arthur Zanetti mira pódio no Mundial em disputa com velho rival
Brasileiro participará de final das argolas na manhã desta sexta-feira com rival Petrounias na decisão; se figurar no pódio, Zanetti levará para casa sua quarta medalha em Mundiais
- Matéria
- Mais Notícias
Nesta sexta-feira, em Doha, os olhos do público estarão virados às argolas. O motivo? Arthur Zanetti estará disputando a final da categoria no Mundial de Ginástica Artística no Qatar, a partir das 10h (horário de Brasília). Campeão olímpico em 2012, o brasileiro mira sua quarta medalha em Mundiais com direito a briga contra um velho conhecido.
Zanetti ficou em segundo na qualificatória para a decisão, com 15.033, mostrando que a lesão no bíceps direito já ficou para trás. Se quiser figurar no pódio, o brasileiro terá que superar o rival Eleftherios Petrounias, primeiro na qualificatória com 15.266. O grego é favorito ao ouro e atual bicampeão da prova no Mundial.
Arthur Zanetti pode levar quarta medalha nas argolas em Mundiais
O brasileiro não é estranho às medalhas nas argolas. No Mundial de 2013, na Atuérpia, o ginasta tupiniquim conquistou o ouro. Já nas edições de Nanning 2014 e Tóquio 2011, Zanetti ficou com a prata.
O retrospecto em Olimpíadas também é de peso: Arthur Zanetti levou o ouro nas argolas nos Jogos Londres-2012. No Rio-2016, o natural de São Caetano do Sul ficou com a prata; Eleftherios Petrounias, que também disputará a final em Doha, figurou no topo do pódio olímpico.
Relacionadas
Lesões marcam trajetórias de candidatos ao pódio
Arthur Zanetti saiu do Brasileiro de ginástica em alta, tendo sido o único ginasta a conquistar dois ouros nas finais por aparelhos. Todavia, no fim de agosto, o brasileiro sofreu uma lesão no bíceps direito - o que o forçou a correr contra o tempo para recuperar-se para o Mundial.
Já Petrounias teve que lidar com uma ruptura no tendão no ombro esquerdo. O grego chegou a desistir da disputa do Mundial, mas voltou atrás e está competindo com dores. Sua cirurgia está marcada para o dia 5 de novembro, apenas três dias após a final em Doha.
Retrospecto recente do brasileiro
No último Mundial de Ginástica Artística, realizado em 2017, em Montreal, Arthur Zanetti ficou com a sétima colocação nas argolas. Em 2015, ele sequer avançou à decisão.
Quem são os concorrentes?
Oito ginastas subirão às argolas para brigar pelo ouro em Doha. Além de Zanetti, vale ficar de olho em Eleftherios Petrounias, campeão olímpico na Rio-2016 e bicampeão mundial nas argolas. Confira a lista completa da final abaixo, conforme os resultados da qualificatória:
- Eleftherios Petrounias (GRE) - 15.266
- Arthur Zanetti (BRA) - 15.033
- Artur Tovmasyan (ARM) - 14.866
- Igor Radivilov (UCR) - 14.733
- Vahagn Davtyan (ARM) - 14.666
- Marco Lodadio (ITA) - 14.666
- Nikita Simonov (AZE) - 14.633
- Nikita Nagornyy (RUS) - 14.63333
Mais lidas
News Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias