Bia Haddad Maia vence batalha mais longa do ano no WTA de Abu Dhabi
Brasileira derrota tenista polonesa em maratona e pode encarar a sexta do mundo
- Matéria
- Mais Notícias
A "mulher maratona" está de volta! Beatriz Haddad Maia, tenista número 13 do mundo, sobreviveu a uma epopéia de 3h42min de duração, nesta quarta-feira (7), para se garantir nas quartas de final do WTA 500 de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, com premiação de US$ 922 mil (R$ 4,6 milhões).
Relacionadas
A paulistana derrotou a polonesa Magda Linette, 37ª colocada e semifinalista do Australian Open do ano passado, por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (8/6), 6/7 (7/1) e 6/1. Foi o segundo jogo entre elas e o segundo triunfo da brasileira, que agora acumula 100 vitórias nível WTA em sua carreira.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Bia disputou os dois jogos mais longos de 2023, com 3h51min em Roland Garros contra Sara Sorribes, o terceiro mais longo da história do torneio, e duelo de 3h41min contra Anhelina Kalinina no WTA 1000 de Roma, na Itália. A vitória desta quarta é a mais longa partida da temporada no circuito feminino até aqui.
Ela volta a jogar nesta sexta-feira (9), agora contra a tunisiana Ons Jabeur, sexta do mundo e segunda favorita, ou a britânica Emma Raducanu, 296ª e campeã do US Open de 2021.
➡️ Nadal e Djokovic brigarão por premiação histórica em exibição de tênis na Arábia Saudita
O jogo
A brasileira abriu a partida sendo quebrada e buscou pressionar a polonesa, que salvou três break-points no 2° game, mas não resistiu à pressão e acabou quebrada de zero no 6° game. Bia Haddad encaixou melhor seu primeiro serviço durante a parcial e, por isso, venceu mais facilmente seus games, apesar dos erros. A disputa seguiu equilibrada, com Linette alongando trocas, e foi para o tie-break. Nele, com erros dos dois lados, as tenistas trocaram oito mini-quebras na disputa e a definição se deu em erro da polonesa que definiu a parcial por 7/6 (8/6).
O segundo set seguiu os moldes do anterior, com as tenistas tentando se pressionar, mas cometendo erros. O set foi para o tiebreak, onde Bia cometeu erro com bola curta na rede no 3° ponto e acabou dominada, sofrendo outras duas mini-quebras em erros, vendo a rival abrir 6 a 1 e fechar por 7/6 (8/6).
O duelo ficou muito físico, com as duas desgastadas. Linette teve oportunidades de quebra no terceiro game, Bia resistiu, confirmou e conseguiu uma quebra importante logo em seguida. Com muito custo, ela confirmou, abriu 4 a 1. O fôlego da rival diminuiu, Bia quebrou de novo, fez 5 a 1, abriu 40 a 15, mas teve que lutar e salvar break-points até a vitória suada.
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias