Brasileiros desembarcam e fazem últimos ajustes para o Pan de Lima
Delegação verde e amarela de 487 atletas começa a tomar conta da capital peruana e os esportes buscam acertos a tempo de suas estreias no evento, que começa na quarta-feira
- Matéria
- Mais Notícias
Já no clima dos Jogos Pan-Americanos de Lima (PER), os brasileiros buscam os ajustes finais para estrear. A cerimônia de abertura do evento acontece nesta sexta-feira, às 20h (de Brasília).
No domingo, os primeiros nomes da delegação de 487 competidores conheceram as instalações em que ficarão hospedados e elogiaram as acomodações. Eram atletas da ginástica artística, handebol feminino, patinação artística, squash, basquete 3x3, hipismo, levantamento de peso, pentatlo moderno, rúgbi e vôlei de praia. Ontem, desembarcaram esportistas do boxe, taekwondo e parte das equipes de atletismo, canoagem velocidade, tiro esportivo e vela.
– É um evento muito legal. Tem uma grande troca de experiências com outras modalidades e sempre dá para conversar com alguém. Ao mesmo tempo, é muito importante para nós, já que temos a chance de garantir a vaga olímpica para Tóquio 2020 – diz Duda Amorim, bicampeã pan-americana no handebol.
Ontem, as Seleções masculina e feminina de ginástica artística fizeram os primeiros treinos no Complexo Esportivo Villa El Salvador. E viram que há pequenos problemas a serem corrigidos na estrutura.
– Como são aparelhos novos, digamos que eles ainda precisam dar uma amaciada. O solo ainda está meio duro, as barras também. A trave é a que menos exige adaptação. Mas isso vai melhorar bastante durante a semana – explicou Thaís Fidelis, 17 anos, estreante no Pan.
A Seleção feminina de handebol estreia já na quarta-feira, às 22h30, contra Cuba. E as duplas de vôlei de praia, Oscar/Thiago e Ângela/Carol Horta, também jogam neste dia.
Barranquilla quer sediar Pan de 2027
Quarta maior cidade da Colômbia, Barranquilla lançará sua candidatura para sediar a edição de 2027 dos Jogos Pan-Americanos. O prefeito Alejandro Char irá à Lima nos próximod dias para oficializar o plano. Em 2023, o evento será realizado em Santiago (CHI).
O político já se encontrou com o presidente da Panam Sports, a antiga Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana), Neven Ilic, em outubro de 2018, para apresentar as credenciais da cidade. Os colombianos usam a organização dos Jogos Centro-Americanos e do Caribe, em 2018, como atrativo para convencer os dirigentes.
Relacionadas
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias