Da premiação de 300 reais no Pará ao UFC: conheça a trajetória de Brendson Ribeiro
Lutador brasileiro chega à organização de MMA com aval do 'chefão' Dana White
- Matéria
- Mais Notícias
Brendson Ribeiro, de 26 anos, foi contratado pelo Ultimate Fighting Championship (UFC) através do reality show "Contender Series", criado por Dana White para recrutar novos talentos à organização de MMA. O acordo representou a realização de um sonho para o lutador, nascido em Vila Maú, no interior do Pará. O atleta contou ao Lance! que teve o primeiro contato com a modalidade na adolescência, logo depois de se mudar para a capital Belém com a mãe, Bernadete.
Segundo a nova aposta do organização, uma academia próxima à casa da tia acabou despertando sua curiosidade quanto ao esporte.
Relacionadas
- Perto da casa da minha tia, tinha uma academia de luta. Eu assistia ao treino lá toda sexta-feira, até que um dia os caras me convidaram. Eu aceitei, comecei a treinar e fui ficando. Por fim, falei para a minha mãe que ia morar com a minha tia para ficar perto da academia e poder treinar todos os dias - relatou.
+ Contratado pelo UFC, brasileiro responde elogios de Dana White: ‘Vou ser um problema’
O convite para Brendson disputar a sua primeira luta oficial veio "no susto". O atleta pretendia apenas acompanhar o treinador e os colegas em uma competição na Ilha do Marajó. No entanto, um dos amigos não foi liberado pelo trabalho, e o paraense teve que assumir a responsabilidade.
- Eu não sabia muita coisa, mas falei que ia. Eu era menor de idade, então minha mãe teve que assinar uma declaração para eu lutar no Marajó Fight. Peguei um cara mais experiente e nocauteei no segundo round. Ganhei 300 reais de pagamento da luta e decidi que queria fazer aquilo para o resto da minha vida - revelou.
+ UFC: confira os novos brasileiros contratados por Dana White
Aos poucos, Brendson começou a crescer no MMA. Em 2019, se mudou para Curitiba e passou a treinar na academia "Evolução Thai". Depois de momentos bons e ruins, como os dois anos sem lutar por causa da pandemia, o atleta teve uma grata surpresa em 2023.
– Foi um sonho realizado. Quando recebi a notícia do ‘Contender Series’, estava em uma semana desanimada, treinando para caramba e não aparecia nada. Estava voltando para casa do treino e um conhecido me mandou mensagem me parabenizando. Eu não sabia de nada. Na hora, me deu um nervoso. Eu dirigindo, com medo de passar mal, chorando no trânsito - contou.
O convite para o reality show chegou após vitória no evento nacional Shooto Brasil. O acordo apresentado pelo empresário já vinha com a luta definida: o brasileiro enfrentaria o compatriota Bruno Lopes, valendo vaga no UFC. O confronto aconteceu no início deste mês e terminou com vitória do paraense por nocaute técnico ainda no primeiro round. Depois do duelo, ele recebeu elogios do "chefão" Dana White.
Brendson já tem o primeiro confronto na categoria meio-pesado do UFC marcado: dia 9 de dezembro, na China, contra o chinês Mingyang Zhang. Essa será a primeira de muitas viagens em compromissos da organização de MMA, já que ele pretende continuar morando no Brasil. O paraense está empolgado com a possibilidade de dar uma vida melhor para a família, em especial para a sua grande inspiração na vida, a mãe.
– Minha família está bem feliz. Saí lá de Belém, mas sabia que uma hora ia vingar, o jogo ia mudar. Minha mãe está bem feliz, vou poder dar uma vida melhor para ela. Na vida, minhas inspirações são minha mãe, minha avó e meu avô. Minha mãe criou três filhos sozinha - concluiu.
*PEDRO WERNECK colaborou sob a supervisão de .Tadeu Rocha
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias