menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Gabrielzinho é eleito ‘melhor atleta paralímpico’ por jornal francês

Além do brasileiro, Simone Biles, Léon Marchand e Yuyan Jiang estão na lista

Gabriel-Araujo-Paris-2024-scaled-aspect-ratio-512-320
imagem cameraGabriel Araújo, o 'Gabrielzinho', nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 (Foto: Douglas Magno / CPB)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 28/12/2024
16:34
Atualizado há 2 minutos

  • Matéria
  • Mais Notícias

O ano de 2024 segue sendo brilhante na carreira de Gabriel Araújo, o Gabrielzinho. Após três ouros nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, o nadador brasileiro foi eleito o melhor atleta do paradesporto de 2024 por jornalistas do diário esportivo “L'Equipe”. Além dele, a nadadora chinesa Yuyan Jiang, o nadador Léon Marchand e a ginasta Simone Biles estão na lista do renomado periódico francês. O resultado da eleição, chamada de Campeões dos Campeões, foi divulgado na última sexta-feira (27), merecendo a capa inteira do jornal.

continua após a publicidade

Gabrielzinho foi escolhido como porta-bandeira da delegação brasileira nos Jogos Paralímpicos de 2024. Em Paris, o brasileiro foi uma das grandes estrelas mundiais da edição. O nadador garantiu o lugar mais alto do pódio com as vitórias nos 50m costas, 100m costas e 200m livre. As medalhas se juntam aos outros dois ouros e uma prata que ele havia conquistado na Paralimpíada de Tóquio, em 2021.

➡️ Brasil e Alemanha na United Cup: horário e onde assistir

➡️ NBB: São José surpreende e vence Flamengo no Maracanãzinho

gabrielzinho-capa-l’equipe
A capa do L'Équipe com Gabrielzinho entre os Campeões dos Campeões (Foto: L'Equipe)

Fora das piscinas, Gabrielzinho se tornou celebridade na capital francesa. As danças e as brincadeiras ao final de cada vitória conquistaram o público que ovacionava o nadador como se fosse um atleta da casa, na Arena La Defense. O atleta até foi citado na cerimônia de encerramento por Tony Estanguet, presidente do Comite Organizador de Paris 2024, dentre as “coisas magníficas” que aconteceram durante os Jogos.

continua após a publicidade

Ainda este mês, Gabrielzinho foi eleito o melhor atleta do ano no Prêmio Paralímpicos, do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Já entre as mulheres, a nadadora Carol Santiago ganhou o prêmio.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

O Prêmio

Realizado desde 1946 para a França e 1975 para o mundo, o troféu dos campeões do L'Équipe reconhece o atleta que deixou marca significativa no ano, segundo os jornalistas da publicação. Desde 2012, a premiação não é mais mista e homenageia um vencedor masculino e um feminino.

continua após a publicidade

Em 2023, o jornal, pela primeira vez, elegeu quatro campeões franceses, incluindo um atleta paralímpico e uma para-atleta que se destacaram durante o ano. Em 2024, o diário esportivo foi além, ao designar quatro campeões mundiais, incluindo dois paralímpicos.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias