Newey define vida e decide deixar Red Bull na F1 após quase 20 anos, diz revista
Adrian foi responsável por assinar todos os carros campeões da Red Bull
- Matéria
- Mais Notícias
Se nas pistas a Fórmula 1 vive momento de pouca emoção, a situação nos bastidores é muito diferente e dramática. Com todas as situações capazes de abalar estruturas na categoria dos últimos tempos, agora as coisas se movem novamente. Adrian Newey decidiu deixar a Red Bull após quase 20 anos.
Relacionadas
A informação é da revista alemã Auto Motor und Sport. Newey chegou à Red Bull em 2006, já consagrado por conquistas com Williams e McLaren na Fórmula 1. Foi ele o responsável por assinar todos os carros campeões da Red Bull, tanto nos tempos de Sebastian Vettel quanto no de Max Verstappen.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Segundo o veículo, Newey está bastante incomodado por conta da queda de braço pelo controle da companhia entre Christian Horner/divisão tailandesa e Helmut Marko/divisão austríaca. E, sem querer se envolver, sente que corre o risco de ser cada vez mais escanteado do projeto da F1 para cuidar do hipercarro RB17. Newey, porém, ainda quer trabalhar com a F1. Embora não passe mais todos os dias no escritório atualizando o carro da Red Bull, como fez no passado, ainda é quem assina os projetos finais e define conceitos.
Mesmo com a decisão do engenheiro, ainda não está claro quando estará totalmente livre no mercado. Menos de um ano atrás, assinou uma renovação contratual até o fim de 2025, quando o RB17 estará já em processo de ventas. A revista alemão, porém, crê que Newey irá pleitear o direito de ser liberado no fim de 2024.
➡️ CEO da F1 responde críticas de pilotos sobre calendário: ‘Ninguém é obrigado a correr’
Já há alguns meses se falava sobre uma possível saída de Newey da Red Bull e, por isso, os rumores sobre interesse no engenheiro cresceram. Sobretudo para Ferrari, que reconstrói a equipe, terá Lewis Hamilton em 2025 e já ouviu Newey dizer que trabalhar no time italiano era algo que faltava na carreira; e da Aston Martin, que tem investido de maneira forte na F1 para chegar a 2026 na briga pelo título.
Na semana passada, houve certo frenesi quando Newey foi visto no aeroporto de Bolonha, na Itália, relativamente perto da fábrica da Ferrari. A Mercedes nunca se manifestou sobre um possível interesse, mas trazer o maior especialista do mundo em efeito solo é algo que faz sentido para uma equipe que simplesmente não entendeu a nova leva de carros da F1. De quebra, se pensa realmente em tirar Max Verstappen da Red Bull em breve, contar com Newey é passo importante.
Caso Newey consiga ficar livre no mercado no fim de 2024 e não tenha amplo período de carência exigido, conseguirá se envolver ativamente no processo da nova equipe em que estiver para 2026. Antes disso, não terá impacto.
A Fórmula 1 retorna de 3 a 5 de maio para a disputa do GP de Miami, o primeiro de três que acontecem nos Estados Unidos na temporada 2024.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias