menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Novo chefe de Bortoleto na F1 esteve em polêmica de título de 2021

Jonathan Wheatley virou uma das principais peças executivas da fase dominante da Red Bull

F1-jonathan-wheatley-red-bull-aspect-ratio-512-320
imagem cameraJonathan Wheatley foi voz de momento controverso no GP de Abu Dhabi de 2021 (Foto: Red Bull)
0b4d39c1-0cb5-4d31-a32c-7e9a8a96e1c1_Avatar GP
Grande Premio
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 01/04/2025
16:03

  • Matéria
  • Mais Notícias

A Sauber, equipe que tem Gabriel Bortoleto como um dos titulares na Fórmula 1, dá um enorme passo em sua reconstrução e eventual transição para Audi nesta terça-feira (1). O engenheiro inglês Jonathan Wheatley assume oficialmente o cargo de chefe de equipe da esquadra de Hinwil, que se prepara para virar uma equipe de fábrica no próximo ano.

continua após a publicidade

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Wheatley iniciou a carreira na Fórmula 1 em 1991, assumindo como um dos mecânicos da Benetton. Por lá, Jonathan esteve envolvido com as conquistas dos primeiros títulos mundiais de Michael Schumacher, em 1994 e 1995.

Mantendo a lealdade pelo time de Enstone, foi promovido ao posto de mecânico chefe em 1998, já em uma era decadente da equipe anglo-italiana, que perdeu os motores Renault. Porém, quando a montadora francesa decidiu comprar a estrutura da equipe e virar um time de fábrica, Jonathan seguiu no posto, inclusive acompanhando os títulos de 2005, com Fernando Alonso levantando a taça entre os pilotos.

continua após a publicidade
red-bull-jonathan-wheatley-2024-chinese-grand-prix
(Foto: Red Bull)

Em fevereiro de 2006, deixou a Renault em uma ousada troca pela Red Bull, assumindo o posto de gerente da equipe. Uma das peças vitais da estrutura que se tornou uma das maiores da Fórmula 1, passou a ser também, em 2018, o diretor-esportivo da equipe.

Como um dos supervisores do time de pit-stop da Red Bull, viu a esquadra se tornar uma referência nos boxes da Fórmula 1, quebrando seguidamente o recorde de parada mais rápida da história, algo que só foi batido pela McLaren no GP do Catar de 2023.

continua após a publicidade

➡️ F1: Sauber prepara atualização em carro de Bortoleto para o Japão

A voz polêmica de Abu Dhabi 2021

Um dos momentos mais marcantes e cruciais da passagem de Jonathan pela Red Bull foi no GP de Abu Dhabi de 2021. Na ocasião, ele foi quem iniciou o lobby, pelo rádio, para que o diretor de prova Michael Masi deixasse que apenas os retardatários entre Lewis Hamilton e Max Verstappen descontassem as voltas, criando um controverso duelo na volta final da corrida, vencida pelo neerlandês, que faturou o título mundial.

Em 1 de agosto de 2024, a Red Bull oficializou a saída de Wheatley como diretor-esportivo para assumir o posto de chefe de equipe na Sauber, precisando cumprir apenas um período de licença entre os cargos. Ao total, o time levantou 6 títulos de Construtores e 8 de Pilotos, com Max Verstappen e Sebastian Vettel, na passagem de Jonathan pelo time.

Inicialmente, a expectativa era que Wheatley só assumisse o posto de chefe de equipe durante a pausa do verão europeu, totalizando 1 ano desde a saída da Red Bull. Porém, o período de licença foi encurtado após a Sauber anunciar a saída de Alessandro Alunni Bravi do posto de chefe de equipe. CEO da Sauber, o ex-Ferrari Mattia Binotto assumiu o cargo de forma interina nas primeiras duas corridas, agora, Wheatley será o novo chefe de Gabriel Bortoleto e Nico Hulkenberg na Sauber.

Para 2025, o último ano da nomenclatura Sauber antes da entrada oficial da Audi, o time conseguiu tirar o veterano alemão Nico Hülkenberg da Haas e formou uma dupla com o brasileiro Gabriel Bortoleto, atual campeão da Fórmula 2. Após duas corridas, o time ocupa a oitava posição no Mundial de Construtores, com 6 tentos.

Gabriel Bortoleto - Sauber - GP da Austrália
Sauber de Gabriel Bortoleto (Foto: Glenn Dunbar/LAT Images)

Fórmula 1 retorna neste fim de semana, entre os dias 4 e 6 de abril, para o GP do Japão, em Suzuka, que marca a estreia de Wheatley como chefe de equipe da Sauber.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias