Qual é a velocidade máxima que um carro da Fórmula 1 pode atingir?
A categoria com a maior audiência do automobilismo também impressiona pela aceleração de seus automóveis
- Matéria
- Mais Notícias
A Fórmula 1 é a categoria de automobilismo com a maior audiência mundial. Grande parte dos pilotos que iniciam sua carreira tem o sonho de atingir a elite da modalidade. Além disso, o que mais impressiona no público é a velocidade que o carro atinge. Há corridas, que devido as altas velocidades, podem perder até 4kg, como é o caso da pista de Singapura.
Relacionadas
Muitos amantes da F1 tem dúvidas do nível de velocidade que os carros dos seus pilotos favoritos podem alcançar. Pensando nisso, o Lance! explica qual a aceleração máxima que um automóvel deste tipo pode chegar.
+VÍDEO: Carlos Sainz fala todos os seus 17 sobrenomes e deixa Leclerc boquiaberto
+ Qual é o tamanho da fortuna de Emerson Fittipaldi, ex-piloto de Fórmula 1?
ALTAS VELOCIDADES
Os carros da F1, diferentemente de outras categorias como a Indy 500, precisam priorizar a força descendente e as velocidades nas curvas. Assim, eles possuem uma capacidade de aceleração mais rápida, fazendo com que percam menos tempo nas curvas.
Sendo assim, um automóvel desta categoria atinge uma velocidade máxima de 329 km/h.
+ Fórmula 1: confira a classificação atualizada do campeonato de 2023
MAIOR VELOCIDADE REGISTRADA
Em 2016, Valtteri Bottas - que atualmente está na Alfa Romeo e nesta época er era piloto da Williams - atingiu 378km/h na reta dos boxes na classificação em Baku, no Azerbaijão. Até hoje, é considerado a maior velocidade já registrada em um final de semana de GP na categoria (contando com treinos e corrida).
Our car data clocked @ValtteriBottas at 378kph (234.9mph) yesterday. Fastest ever @F1 speed on a track?? #EuropeGP pic.twitter.com/gvvqbauf6s
— Williams Racing (@WilliamsRacing) June 19, 2016
+ Garanta a sua vaga no curso que formou craques como Pet, Dante e Léo Moura! Cupom: LANCE1000
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias