Tetracampeão da Volta da França é flagrado em exame antidoping
Chris Froome testou positivo para Salbutamol, substância usada contra a asma; Teste foi realizado durante a Volta da Espanha
- Matéria
- Mais Notícias
A União Ciclística Internacional (UCI) divulgou, nesta quarta-feira, que o ciclista britânico Chris Froome testou positivo para Salbutamol - substância usada contra asma - em exame antidoping realizado durante a Volta da Espanha, competição que foi campeão.
A substância não implica em suspensão provisória para o tetracampeão da Volta da França. O ciclista de 32 anos afirma que, sob orientação médica, aumentou o uso da substância após ter apresentado 'sintomas de asma agudos'.
- É bem conhecido que tenho asma e conheço exatamente quais são as regras”, disse o cliclista. “Uso um inalador para controlar meus sintomas (sempre dentro dos limites permitidos) e sei com certeza que serei submetido a exames todos os dias que ficar com a camisa de líder da prova - contou Froome, que completou:
- Minha asma piorou durante a Volta, assim segui a recomendação do médico de aumentar a dose de Salbutamol. Como sempre, fui cuidadoso para assegurar que não usava uma dose maior que a permitida.
De acordo com a UCI, a quantidade da substância encontrada no organismo do ciclista superou 1000ng/ml. O exame foi realizado no dia 7 de setembro, e Chris foi notificado dia 20. A amostra B confirmou o doping.
Relacionadas
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias