Um ano para a Olimpíada de Paris: saiba onde assistir, cenário das obras e questionamentos no ar
Competição tem despertado dúvidas quanto à sua organização
- Matéria
- Mais Notícias
Faltando um ano para o início da Olímpiada de Paris, a realização do evento ainda desperta uma série de questionamentos na França, tanto de ordem moral como por problemas estruturais da capital do país.
Relacionadas
+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90
Embora as obras das instalações esportivas não estejam atrasadas, há um temor de que o valor de investimento previsto no orçamento seja estourado. O chefe do comitê organizador local, Tony Estanguet, afirma que serão gastos 4,4 bilhões de euros em construções, sendo 96% deste valor financiado pela iniciativa privada. No entanto, a imprensa francesa informa que o valor pode ficar entre 6 e 8 bilhões de euros.
Recentemente, o Tribunal de Contas da França divulgou um relatório onde questiona o equilíbrio entre despesas e receitas para a realização do evento. Na última segunda-feira (24), a LVMH, empresa especializada em artigos de luxo e dona de marcas como Louis Vuitton, anunciou que pagará cerca de 150 milhões de euros para patrocinar os Jogos Olímpicos. Até então, nenhum acordo do tipo tinha sido oficializado.
Vale lembrar que, quando o país se candidatou para sediar o evento, uma das promessas era de que qualquer instalação construída deveria deixar algum legado para a cidade-sede, ou então seria utilizado um espaço público ou até mesmo uma arena temporária para a disputa de alguma prova.
+ Usain Bolt se torna 1º grande nome do esporte a tocar na tocha dos Jogos Olímpicos de Paris 2024
INFRAESTRUTURA TAMBÉM PREOCUPA
Além das questões com o orçamento, a Olímpiada de Paris também gera questionamentos com relação à estrutura da cidade para suportar a quantidade de turistas que acompanharão o evento.
Na França, há a expectativa de que residentes da capital deixem a cidade e aluguem suas próprias residências para recepcionar os visitantes. Existem dúvidas sobre a capacidade que a rede hoteleira da cidade terá de suportar os visitantes.
No transporte público, as autoridades estimam que cerca de 10 milhões de pessoas sejam transportadas por dia entre as instalações dos Jogos, o que também pressionaria o sistema de mobilidade urbana de Paris.
Outro assunto que gera preocupação no Comitê Local é a segurança pública. recentemente, a França foi palco de intensos protestos contra a repressão da polícia, após um jovem, descendente de argelinos, de apenas 17 anos ser assassinado durante uma abordagem policial. Para evitar qualquer tipo de revolta, cerca de 35 mil agentes devem patrulhar a cidade durante a Olimpíada.
ONDE ASSISTIR AOS JOGOS OLÍMPICOS DE 2024?
A Olimpíada de Paris será realizada entre os dias 26 de julho e 11 de agosto de 2024, e será transmitida pela TV Globo, na televisão aberta, e pelo SporTV, na televisão a cabo.
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias