Palmeiras defende orgulhos pessoais contra o Guarani, pelo Paulistão
Contra o Bugre, Verdão quer manter invencibilidade no Estadual, confirmar melhor campanha da primeira fase e ter o direito de jogar em casa nos mata-matas<br>
- Matéria
- Mais Notícias
Mesmo sendo o único invicto do Campeonato Paulista até aqui, o Palmeiras não chega à última rodada da primeira fase da competição com a liderança do seu grupo garantida. Assim, um tropeço diante do Guarani, neste domingo (5), no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, pode ferir o orgulho palmeirense para o mata-mata da competição estadual.
Ter uma nova chance de ser campeão invicto e disputar os jogos do mata-mata diante dos seus torcedores é algo fundamental para que a estratégia palmeirense para esse Paulistão siga funcionando sem imprevistos.
Relacionadas
+ Vai ter gol de bike do Rony? Web faz memes após convocação da Seleção Brasileira
No ano passado, o Verdão chegou ao título do Estadual com somente uma derrota, que foi na partida de ida da decisão, contra o São Paulo, no Morumbi - que foi revertida no confronto de volta, realizado no Allianz Parque. E a arena palmeirense é fundamental para que dessa vez o clube alviverde consiga a conquista invicta do Paulistão.
O regulamento do Campeonato Paulista prevê que no mata-mata os mandos de campo sejam definidos pela Federação, que premia os clubes de melhor campanha. Terminar a primeira fase como líder e manter essa condição significará jogar em casa às quartas, a semifinal e também decidir a final do torneio jogando em seus domínios.
+ Confira a tabela do Paulistão e simule os jogos que restam da primeira fase
A assombração palmeirense neste momento é o São Bernardo. Se, por sua vez, equipes com campanhas inferiores, como o Corinthians, chegaram à última rodada da primeira fase do Paulistão com classificação e liderança do grupo garantidas, o Palmeiras, mesmo invicto, corre riscos de perder a melhor campanha, justamente em um momento importante. Isso porque o Bernô, que só tem uma derrota neste Paulistão e vem de sete vitórias consecutivas, está na segunda colocação, tanto na chave palestrina, quanto na classificação geral.
Apenas um ponto separa o Palmeiras da equipe do ABC. Assim, um tropeço do Palmeiras em Campinas, sendo até mesmo um empate, pode ter grande impacto na classificação às quartas de final do Paulista. Se o Tigre, por exemplo, bater o Água Santa neste domingo (5), jogando em casa, e o Verdão não vencer o Guarani, a primeira colocação da chave sai das mãos palmeirenses.
Desta forma, se o confronto deste fim de semana tinha tudo para ser algo para que o Verdão cumprisse tabela, ele terá a sua importância, por ironia do sorteio. E esse valor chega ao ponto de transformar a escalação em dilema. O técnico Abel Ferreira tem uma espinha dorsal titular que pouco foi mudada neste Paulistão. Porém, três titulares absolutos estão pendurados. Assim, escalá-los pode os expor a ponto de perdê-los nas quartas de final, caso eles recebam o terceiro cartão amarelo contra o Bugre.
Assim, existe o risco do Palmeiras, mesmo defendendo a liderança do Campeonato Paulista, ser escalado inicialmente com um time misto, já que Gabriel Menino, Dudu e Endrick podem não começar jogando. Nesse caso, Fabinho, Breno Lopes e Giovani são os favoritos para ganharem uma chance entre os titulares. O volante Jaílson, que é reserva, e o próprio técnico Abel Ferreira também estão pendurados.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias