menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Boxeadores russos estão liberados para competirem no Rio

Esporte é potência olímpica na Rússia e deve render medalhas ao país nos Jogos Olímpicos 2016. Os 11 lutadores devem chegar ao Brasil nos próximos dias 

Evgeny Tishchenko foi campeão mundial universitário em 2013 na categoria até 90 kg
imagem cameraFoto: Divulgação
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 04/08/2016
09:18
Atualizado em 04/08/2016
11:59

  • Matéria
  • Mais Notícias

A Aiba ( Associação Internacional de Boxe) liberou nesta manhã a participação dos atletas russos nos Jogos Olímpicos do Rio. Sendo assim, os 11 lutadores (nove homens e duas mulheres) com índice olímpico que compõe a delegação do país europeu devem chegar ao Brasil nos próximos dias.

“A Aiba analisou individualmente o registro anti-doping de cada um dos 11 pugilistas russos qualificados para a Rio-2016 e solicitou a recomendação do COI sobre a elegibilidade de todos. Os atletas estão aptos para competir”, declarou a associação através de uma nota oficial publicada em seu site nesta manhã.

Potência olímpica no boxe, a Rússia foi o país que mais ganhou medalhas neste esporte na última edição dos Jogos em Londres-2012. Ao todo, os europeus estiveram presentes em seis pódios, com uma medalha de ouro, duas de prata e outras três de bronze.

Situação

O impasse sobre a situação do esporte começou em novembro do ano passado, quando o escândalo de doping acobertado, inclusive, por membros do governo foi descoberto. Desde lá, a Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo) excluiu todos os atletas daquele país dos Jogos.


Desde então, o COI solicitou às federações internacionais que analisassem individualmente a situação de cada atleta russo com índice olímpico e tomasse a decisão de baní-los, ou não. Em carta aberta, a Wada (Agência Mundial Antidoping) reprovou a decisão e pediu banimento total ao país na Olimpíada. 

Em movimento parecido ao da Iaaf, a Federação Internacional de Levantamento de Peso excluiu toda a delegação do país europeu. Já a Fina (Federação Internacional de Natação) barrou a vinda de sete esportistas, enquanto a Federação Internacional de Remo proibiu 22 dos 28 atletas do país de desembarcarem no Rio de Janeiro e competirem no evento.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias