menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Comitê Olímpico Russo define lista de atletas nesta quarta, diz presidente

Após diversos banimentos, como os competidores do atletismo, levantamento de peso, alguns nadadores e remadores, presidente do Comitê Russo afirma que lista sairá quarta

Alexander Zhukov  (Foto: Felipe Domingues)
imagem cameraAlexander Zhukov deixa hotel esbravejando contra repórter após pergunta sobre doping (Foto: Felipe Domingues)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 03/08/2016
19:30

  • Matéria
  • Mais Notícias

Poucas palavras, respostas ríspidas e irônicas, e uma saída irritada pela porta, esbravejando contra uma repórter.  É assim que pode ser definida a breve passagem de Alexander Zhukov, presidente do Comitê Olímpico da Rússia, pelo saguão do hotel que recebia uma convenção do Comitê Olímpico Internacional no Rio de Janeiro (RJ). O dirigente, porém, aproveitou o curto tempo para confirmar que a lista final de russos será confirmada nesta quarta-feira.

O motivo da irritação de Zhukov, inclusive, tem um motivo claro: as perguntas sobre doping. O país que perdeu os competidores do atletismo e levantamento de peso, e alguns remadores, nadadores, e atletas de outros esportes dos Jogos do Rio de Janeiro, espera ter a lista final de inscrição preenchida nesta quarta.

- Depende das decisões da Corte Arbitral do Esporte (novos banimentos). Não sei. Mas esperamos a lista final até o fim dessa noite. Espero que tenha a lista de quem estará dentro ou fora - disse.

Com diversos atletas fora da Olimpíada, a intensa briga pelo topo do quadro de medalhas entre os russos, americanos e chineses, parece ter uma "peça" faltando. O motivo está ainda mais visível quando o dirigente confirma a previsão do número de atletas russos que estarão nos Jogos: entre 270 e 280, ou seja, muito abaixo dos 436 de Londres (ING), em 2012, 455 de Pequim (CHN), em 2008, e 446 de Athenas (GRE), em 2004, para citar apenas as últimas edições.

Por fim, Zhukov ainda "reservou" um tempo para duas pitadas irônicas e irritadas. Na primeira, ao ser questionado sobre seu sentimento ao ver seus atletas banidos, afirmou que "era uma ótima notícia". Por fim, ao ser perguntado sobre o caso sistemático de doping em seu país, divulgado em relatório da Agência Mundial Antidoping (Wada) e "gerador dos problemas" no esporte russo, deixou o hotel esbravejando contra uma repórter do "The New York Times", a quem ignorou sumariamente.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias