Comitê Paralímpico da Rússia recorre de exclusão dos Jogos do Rio
Apelação foi entregue ao Tribunal Arbitral do Esporte nesta segunda (15). Russos foram excluídos das Paralimpíadas após escândalo de doping estatal. Decisão do TAS sai no dia 22
- Matéria
- Mais Notícias
O Comitê Paralímpico da Rússia apresentou, nesta segunda-feira (15), sua apelação ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), em Lausanne, na Suíça. A tentativa é de reverter a decisão do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês) de excluir o comitê russo, o que impede os para-atletas do país de virem ao Rio para a disputa das Paralimpíadas. A decisão do TAS será anunciada no próximo dia 22.
Relacionadas
A exclusão da Rússia dos Jogos Paralímpicos do Rio foi anunciada no último dia 7, pelo presidente do IPC, Sir Philip Craven. A sanção foi aplicada após a divulgação do Relatório McLaren, que denunciou um esquema de doping com auxílio do Estado na Rússia. Além disso, a própria organização máxima do esporte paralímpico deu seguimento às investigações e concluiu, no total, 44 para-atletas foram implicados no esquema e, ao menos, 11 competidores russos tiveram os resultados de seus testes fraudados em competições reconhecidas pelo IPC.
- Eu creio que o governo russo falhou catastroficamente com seus para-atletas. Essa mentalidade de medalhas em vez de moral me enoja. A completa corrupção do sistema anti-doping é contrária às regras e princípios que estão no coração do esporte paralímpico. E isto mostra um flagrante desrespeito à saúde e bem-estar dos atletas, o que, simplesmente, não tem lugar no esporte paralímpico - afirmou o presidente do IPC, Sir Philip Craven, no último dia 7, justificando a decisão do Comitê.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias