menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Delatora russa é liberada para competir sob bandeira neutra

Principal denunciante dos casos de doping sistemático na Rússia, Yuliya Stepanova recebe liberação da IAAF para competir

Yuliya Stepanova
imagem cameraYuliya Stepanova pode até disputar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (Foto: AFP)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 01/07/2016
14:45

  • Matéria
  • Mais Notícias

A Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) anunciou nesta sexta-feira a russa Yuliya Stepanova como a primeira atleta russa liberada para competir sob uma bandeira neutra nas competições internacionais. A decisão foi tomada pelo Comitê de Revisão de Doping da entidade de forma unânime.

A entidade aceitou o pedido da atleta alegando que ela "deu uma contribição excepcional para a proteção e promoção dos atletas limpos, para o jogo limpo e a integridade e autenticidade do esporte". Agora, a competidora dos 800m no atletismo está liderada para disputar os principais torneios internacionais, inclusive os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto.

Stepanova já pode até voltar às pistas nos próximos dias, durante o Campeonato Europeu de atletismo, entre 6 e 10 de julho, em Amsterdã (HOL). Com o envio da documentação da liberação pela IAAF, os organizadores de cada evento também precisam liberar os atletas.

Vale lembrar que a competidora russa e seu marido, Vitaly Stepanov (que havia trabalhado para Agência Antidoping Russa), foram dois dos principais responsáveis pela revelação dos casos de doping no país deles. Eles apareceram em um documentário da rede alemã ARD, um canal de televisão, no qual denunciavam uma situação generalizada de casos de doping na Rússia.

Em 2013, ela também chegou a ser suspensa por dois anos por doping.

OUTROS CASOS
A IAAF também anunciou nesta sexta-feira ter recebido mais de 80 pedidos de atletas russos para se tornarem elegíveis em competições internacionais. Para conseguirem a liberação os competidores precisam provar não estarem envolvidos com nenhum caso de doping. O pedido desses competidores ainda está em análise pela entidade e também precisam passar pela aprovação do Comitê de Revisão de Doping.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias