Jogando em ‘casa’, Nigéria bate Dinamarca e mantém vivo sonho do bi olímpico
Torcida baiana acolheu a Nigéria, que fez apenas o necessário para garantir a classificação e despachar a Dinamarca
Salvador é a cidade mais negra fora da África. De posse desta informação é fácil supor o porquê dos soteropolitanos terem escolhido torcer pela Nigéria na disputa das quartas-de-final do torneio olímpico, ocorrida neste sábado (13/8), na Arena Fonte Nova.
Em especial, os gritos de incentivo dos baianos se intensificavam nos toques de bola do capitão Mikel -- camisa 10 da Nigéria e volante do Chelsea. Foi dele que partiu o primeiro gol do confronto, aos 15 do primeiro tempo. Ele foi servido em belo cruzamento rasteiro do atacante Ezekiel e apenas empurrou, com classe, para o gol.
O mesmo Mikel daria o passe, já no segundo tempo, para o segundo gol dos africanos. O placar terminou 2 a 0 sobre a Dinamarca, prontamente despachada para casa.
O próximo confronto da Nigéria será na próxima quarta-feira (17/8), na Arena Corinthians, em São Paulo. Caso consigam nova vitória, os africanos terão chance de disputar o ouro olímpico -- conquistado pelas Águias uma única vez, nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996.
A Dinamarca entrou em campo mostrando ainda sinais de abatimento após a goleada de 4 a 0 para o Brasil. Sem muita autoestima, os europeus passaram boa parte do primeiro tempo apenas se defendendo e sem tomar atitudes ofensivas para agredir os rivais.
As melhores chances só vieram quando já estavam atrás no marcador. Aos 25 e 26 do primeiro tempo, Borsting perdeu duas chances em sequência. Em ambas parou nas mãos do goleiro nigeriano Daniel.
Aos 44, o zagueiro Gomes tentou de cabeça, no entanto, bem colocado, novamente Daniel interceptou a oportunidade.
No segundo tempo, a Nigéria voltou a mostrar a superioridade técnica. Aos 14, Mikel cobrou escanteio na cabeça de Aminu Umar, que aproveitou a saída errada do goleiro dinamarquês para ampliar o marcador.
Depois foi só administrar o placar e esperar o apito final do brasileiro Sandro Meira Ricci para os nigerianos encaminharem a classificação.
FICHA TÉCNICA:
Local: Arena Fonte Nova, Salvador (BA)
Data e hora: 13 de agosto de 2016, às 16h
Gols: Mikel (Nigéria), aos 15 do primeiro tempo e Amuni Umar (Nigéria), aos 14 do segundo tempo.
Nigéria: Emmanuel Daniel, Shehu Abdullahi, Ekong, Sincere e Amuzie; Azbuike (Udo), Muhammed, Mikel; Umar Aminu, Umar Sadiq (Ajayi) e Ezekiel (Saliu). Técnico: Siasia Samson
Dinamarca: Hojbjerg, Puggaard (Larsen), Gomes, Gregor e Mathiasen; Nielsen, Jonsson (Laursen), Maxso, Larsen e Vibe; Borsting (Skov). Técnico Niels Frederiksen.