Presidente do COI faz boa avaliação de Temer em relação à Rio-2016
Em visita ao RIo de Janeiro, Thomas Bach evita pergunta sobre possível convite dos organizadores à presidente afastada Dilma Rousseff para a cerimônia de abertura
O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o alemão Thomas Bach, admitiu que há detalhes a serem solucionados com o governo federal na reta final de preparação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016, mas avaliou de forma positiva o trabalho do presidente interino Michel Temer até o momento. Em visita o Parque Olímpico nesta terça-feira, os dois tiveram uma reunião privada para discutir detalhes do megaevento. Bach falou com jornalistas no final.
- Tivemos um encontro amigável com o presidente Temer. Estou muito feliz com os esforços que ele tem mobilizado para o sucesso dos Jogos Olímpicos. Este é um compromisso que nós compartilhamos. O COI, assim como os brasileiros, está interessado que tenhamos sucesso - disse o dirigente, que encontrou o presidente pela primeira vez.
- Havíamos conversado por telefone há algumas semanas. Estou feliz que algumas ações que discutimos naquela ocasião já foram implementadas - afirmou Bach.
- A últimos dias antes de os Jogos, enfim, começarem serão de ansiedade e nada fáceis. Esta é a parte mais difícil da preparação. Mas estou muito confiante, após este encontro com Temer, de que serão grandes Jogos - falou.
Questionado sobre o cenário político do Brasil, ele repetiu o tom adotado em ocasiões anteriores e destacou o papel dos Jogos de unir a população.
- Os Jogos Olímpicos têm um projeto unificador. Estamos trabalhando muito bem em conjunto. Não é um evento sobre política, sobre divisão de pessoas, mas de união - disse, antes de desconversar quando perguntado sobre um possível convite à presidente afastada Dilma Rousseff para a cerimônia de abertura.
- O COI não entrará no assunto. Não cabe a nós convidar ou não.