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Prometida para a Olimpíada do Rio, Linha 4 do metrô custará mais

Considerado fundamental para o sistema de transporte dos Jogos de 2016, projeto custará pelo menos R$ 10,3 bilhões, R$ 1,5 bilhão a mais do divulgado pelo Governo do Rio

Linha 4 do Metrô (Foto: Divulgação/ Governo do Rio de Janeiro)
imagem cameraLinha 4 do Metrô custará ainda mais para ficar pronta em 2016 (Foto: Divulgação/ Governo do Rio de Janeiro)
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Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 02/12/2015
11:39

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As obras para a construção da Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro, uma das maiores promessas olímpicas, vai ficar ainda mais cara. Segundo informações do UOL, o projeto custará pelo menos R$ 10,3 bilhões, R$ 1,5 bilhão a mais do que os R$ 8,8 bilhões divulgados pelo governo estadual. Por conta disso, o Estado precisará pegar um empréstimo de R$ 1 bi para concluir a construção.

Com 16 quilômetros de extensão, a Linha 4 do metrô vai da Zona Sul da cidade até a Barra da Tijuca e é considerada fundamental para o sistema de transporte para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A construção começou em 2010, e no início o orçamento da obra, estima pela Fundação Getulio Vargas, foi de R$ 5,6 bilhões. Anos depois o Governo do Rio informou que o custo seria de R$ 8,8 bilhões.

Porém, depois da visita da presidente Dilma à obra, no mês passado, o Palácio do Planalto divulgou novo custo aa Linha 4: R$ 10,3 bilhões. A Secretaria Estadual de Transportes do Rio informou que o aumento foi por causa da inclusão de serviços que não estavam no orçamento oficial.

- Esse valor inclui, além das obras da Linha 4, todas as adaptações para conexão com a Linha 1 e gerenciamento do projeto – informou a secretaria.

Para pagar essa diferença, o Governo do Rio já pediu novo empréstimo ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) de R$ 1 bilhão. O crédito foi aprovado, mas a liberação da verba depende da autorização da Secretaria do Tesouro Nacional. Ela avalia a situação de todo Estado e município antes de liberar os empréstimos.

Vale lembrar que o Estado do Rio de Janeiro passa por grave crise financeira, inclusive pagando os salários de parte dos seus funcionário de forma parcelada. Porém, a Secretaria de Transporte acredita que mesmo assim o empréstimo será liberado, alegando que a obra é prioritária para a Rio-2016 e tem respaldo do governo federal.

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