Afastado no Santos, Daniel Ruiz vive incerteza sobre permanência
Meia-atacante colombiano foi descartado pelo técnico Paulo Turra, por opção técnica
Daniel Ruiz foi afastado do Santos por decisão do técnico Paulo Turra e não possui permanência garantida no clube. A decisão sobre o futuro do colombiano tende a ser tomada nesta semana, quando o empresário do jogador viaja ao Brasil.
O Lance! apurou que, apesar do afastamento ter sido medida tomada por Turra, a situação não é 100% definitiva. Por exemplo, em caso de lesão de outro atleta que atua no setor, é possível que Ruiz seja chamado novamente aos treinamentos.
No jogo contra o Blooming no dia 29 de junho, por exemplo, Ângelo seria o titular. Porém, o atacante foi negociado com o Chelsea, da Inglaterra, e Ruiz foi chamado novamente para a partida.
A principal intenção do treinador com o afastamento foi 'desinchar' o elenco, que contava com quase 40 atletas, sendo que o time disputa apenas o Campeonato Brasileiro. A medida visa ter maior efetividade nos treinos, com os jogadores que melhor desempenham nas atividades, e Ed Carlos e Ivonei acabaram com o mesmo destino.
O caso é diferente de Soteldo, Lucas Pires e Nathan, que foram cortados por indisciplina.
MAS FICA OU SAI?
Outro fator determinante para trilhar o futuro de Daniel Ruiz são as possíveis contratações do Santos nesta janela. O clube deseja, pelo menos, um meio-campista e um atacante de lado, funções que o colombiano poderia desempenhar.
Mesmo com as variáveis que podem permitir a permanência do meia-atacante de 21 anos no Peixe, a tendência maior é que ele não fique. O L! soube através de fontes na Colômbia que o Millonarios, dono dos direitos econômicos do atleta, gostaria de repatriá-lo, caso não seja mais aproveitado.
Isso porque Ruiz está emprestado ao Santos até o fim deste ano. O afastamento tira o jogador da 'vitrine' e faz com que ele perca valor de mercado. A opção de compra estabelecida no contrato do camisa 7 com o Alvinegro gira em torno de 4 milhões de dólares (R$ 19 milhões).
Contratado pelo Peixe no início do ano com status de grande promessa, o jogador não se firmou. Até agora, Daniel Ruiz disputou 19 partidas em 2023 — apenas seis como titular —, concedeu duas assistências e não marcou gols.