45% do atual elenco do Santos tem passagem pela base do clube
15 jogadores do plantel de Jesualdo Ferreira passaram pelas categorias de base santista, sendo nove deles revelados nos últimos três anos
Tradicionalmente revelador, o Santos possui uma das categorias de base mais fortes do Brasil. E o reflexo desse sucesso vai além das grandes vendas que o clube faz de tempo em tempo, mas também está no plantel atual. Hoje, 15 dos 33 jogadores do time principal passaram pela base santista, número que representa 45% do elenco.
Com pouco recurso financeiro para ir ao mercado, o técnico Jesualdo Ferreira tem usado muito da “água da Vila Belmiro”. Do time que ele tem na mão, nove atletas foram revelados nos últimos três anos. É certo que a maioria desses jogadores não ascenderam aos profissionais nas mãos de Jesualdo Ferreira, mas foi com o português que têm sido lançados a campo.
Jesualdo, inclusive, já colheu frutos através das suas apostasna “garotada” . Na estreia pela Copa Libertadores, contra o Defensa y Justicia, na Argentina, o gol da virada nos minutos finais saiu dos pés de Kaio Jorge, de 19 anos, que passou a figurar entre os profissionais santistas em 2019, mas foi titular pela primeira vez na carreira justamente no primeiro compromisso do Peixe sob o comando do atual treinador, no empate em 0 a 0, contra o Red Bull Bragantino, pela rodada inicial do Campeonato Paulista, no dia 23 de janeiro. Em 2020, o camisa 19 atuou durante 231 minutos, 125 a mais do que toda a temporada passada.
Além de Kaio, os zagueiros Alex e Wagner Leonardo, os meias Ivonei, Anderson Ceará e Sandry e os atacantes Renyer, Tailson e Yuri Alberto também foram revelados entre 2017 e este ano, sendo Alex, Ceará e Renyer garimpados pela primeira vez na carreira pelas mãos de Jesualdo Ferreira.
Mas não é apenas de novas promessas que vivem os pratas da casa no atual elenco santista. Casos como o do goleiro Vladimir, entre os profissionais do Alvinegro desde 2010, e Alison, desde 2011, mostram que há jogadores que surgiram no Peixe e tem construído a sua história no clube. Juntam-se a esse time os goleiros João Paulo e John e o zagueiro Lucas Veríssimo, no time de cima do Santos desde 2015.
No entanto, Diego Pituca não entra na estatística. Embora tenha atuado pela equipe sub-23 antes de ter a primeira oportunidade entre os profissionais, o atleta já havia se profissionalizado antes de chegar ao clube, tendo atuado por Guaçuano, Matonense e Botafogo-SP, todas equipes do interior de São Paulo.
* Sob supervisão de Vinícius Perazzini