Com melhor início em dez anos no Brasileiro, Santos vê tabela favorável
Peixe já enfrentou os três primeiros colocados fora de casa e fez apenas seis jogos em seus domínios. Como mandante, Santos tem cinco vitórias e uma derrota
Em quarto lugar com 23 pontos, o Santos tem seu melhor início em dez anos no Brasileirão após 14 rodadas disputadas. No formato de disputa por pontos corridos com 20 times, o Peixe tinha uma pontuação melhor apenas em 2006, mas ocupava a sexta colocação (veja na tabela abaixo).
Outro fator que empolga a torcida é que o Peixe jogará em casa no segundo turno contra os três times que estão à sua frente na tabela: Palmeiras, Corinthians e Grêmio. Esse trio, aliás, já passou pelo caminho santista nesta primeira etapa do Brasileirão, e a reta final pode ser considerada mais fácil.
Com seis jogos em casa e oito fora até agora neste Brasileirão, o técnico Dorival Júnior acredita que o Santos “aprendeu” a jogar longe dos seus domínios. Foram oito pontos conquistados como visitante, com as vitórias sobre Santa Cruz e Fluminense, além dos empates com Palmeiras e Figueirense. Como mandante, são cinco vitórias e uma derrota.
– Jogar em casa no returno contra os três da frente é um detalhe muito importante. No começo do campeonato tínhamos perdido alguns jogadores e acabamos não conseguindo somar os pontos. Agora, teremos essa condição mais vantajosa no returno, mas fico feliz que o Santos está aprendendo a jogar fora de casa. Se soubermos aproveitar esses pontos conquistados fora, pode ser um diferencial lá na frente – disse Dorival.
– O Santos está no caminho certo, começou a perceber que pode fazer muito mais coisa fora de casa. Isso é um fato importante, agora precisamos de uma sequência um pouco maior – acrescentou o treinador.
O Santos vê a vaga no G4 do Brasileirão ameaçada, porque Atlético-PR, Flamengo e Ponte Preta têm os mesmos 23 pontos. A diferença pode aumentar neste sábado, em confronto direto com a Macaca. Já em relação à distância para os primeiros colocados, o Peixe confia em seu poder como mandante no returno.
SANTOS NA 14ª RODADA DESDE 2006, COM O BRASILEIRÃO COM 20 TIMES:
ANO - POSIÇÃO - PONTOS
2015 - 17º lugar - 13 pontos
2014 - 9º - 20
2013 - 11º - 19
2012 - 16º - 13
2011 - 14º - 15
2010 - 4º - 21
2009 - 12º - 17
2008 - 19º- 11
2007 - 14º - 18
2006 - 6º - 24
ATÉ O FIM DO PRIMEIRO TURNO:
Ponte Preta:
Até o fim do primeiro turno, Santos jogará três vezes como mandante. A Ponte Preta é a 7ª colocada e vai à Vila Belmiro neste sábado, às 18h30, pela 15ª rodada do Brasileiro.
Cruzeiro:
Já na 17ª rodada, Cruzeiro é quem visita o Peixe na Vila Belmiro. Time está na 15ª posição e busca se encontrar na competição. Santos vê vitória como obrigação.
Vitória:
Jogo é tido como um dos mais difíceis até o fim do turno. Apesar de o Vitória ser o 12º colocado, costuma ir bem em seus domínios. Peixe jogará a Copa do Brasil três dias antes.
Flamengo:
Na 18ª rodada, o Flamengo será o visitante, mas jogo deve sair da Vila Belmiro e ser em Cuiabá.
América-MG:
Por fim, Santos fecha o turno contra o América-MG, fora, mas vê boas chances. Os mineiros são os lanternas da competição.