Mata-mata do Paulistão pode ter ‘São Paulo inédito’ com retornos e novos contundidos
Nesta semana, alguns jogadores do Tricolor evoluíram nos tratamentos das suas lesões e podem voltar a ser relacionados em breve
Em todas as partidas da temporada disputadas pelo São Paulo até o momento, Rogério Ceni não repetiu nenhuma escalação. Com a melhora de alguns lesionados e o surgimento de novos problemas físicos, é possível que o Tricolor vá a campo pelas quartas de final do Campeonato Paulista com uma equipe completamente diferente, mais uma vez.
Nesta semana, duas evoluções importantes aconteceram: a primeira foi a de Igor Vinícius. A última vez que o lateral-direito esteve em campo foi contra a Ferroviária. Neste ano, disputou somente duas partidas. O jogador apresentou um quadro de pubalgia, que o fez ficar de fora no restante das partidas. Porém, treinou com bola com a equipe durante a semana e deve ser um dos retornos mais próximos.
ATUAÇÕES: Ninguém vai bem no São Paulo, e substituições de Ceni não têm efeito na derrota
Veja tabela do Campeonato Paulista e simule os próximos jogos
Outro nome é o de Orejuela. Também lateral-direito, o colombiano não atuava desde 15 de fevereiro, na vitória por 3 a 1 sobre o Santos, quando deixou o campo com um estiramento no posterior direito. Estava em transição física e desde a última quinta-feira (2) trabalha com o restante do elenco normalmente.
Como visto, a lateral-direita estava sendo um dos maiores problemas para Rogério Ceni. Além dos dois citados, Rafinha também está no departamento médico. No caso do veterano, enfrenta uma entorse no tornozelo desde o clássico contra o Palmeiras e ainda não teve evolução.
Assim, quem tomou a titularidade na posição foi Nathan, Cria de Cotia que estava emprestada ao Coritiba e retornou ao Tricolor. Embora menos experiente, cumpriu um bom papel, rendendo elogios do próprio Rogério Ceni. Na vitória contra o São Bento, o treinador reconheceu a volta do jogador como um 'mérito' da diretoria.
- Eu acho que o Nathan, principalmente, foi mérito da direção em trazê-lo no momento em que a gente só tinha o Orejuela. Infelizmente, aconteceu do Orejuela se machucar e acho que os dois laterais vêm jogando muito. O Caio é impressionante na parte física, recuperação e recomposição dos dois hoje. O Nathan, e até ofensivamente o próprio Caio, criaram boas jogadas, eu acho que destacaria os dois como boas participações na partida - opinou Ceni.
Com o retorno dos outros laterais em breve, é possível que a escalação do Tricolor para o mata-mata sofra com algumas mudanças. Além disso, há um novo desfalque: Calleri. O jogador sofreu uma lesão no tornozelo e pode ficar fora por três meses.
Mas estas mudanças em escalações se tornaram algo frequente na temporada - justamente pelo alto número de lesões que a equipe tem enfrentado. No momento, é o período do ano que o departamento médico mais está se esvaziando.
Dos 11 jogos até o momento, foram 11 escalações diferentes. Antes de ir para o mata-mata, o Tricolor enfrentará o Botafogo-SP neste domingo (5), ainda pela fase de grupos. Sem Calleri e pensando no confronto decisivo contra o Água Santa, nas quartas, mais uma vez a escalação pode mudar.
Entre as principais mudanças estão os desfalques nas laterais - tanto direita quanto esquerda -, e na zaga, muito por conta da cirurgia que Ferraresi teve que passar e as tendinites de Arboleda.
Relembre todas as escalações do São Paulo nesta temporada:
São Paulo x Ituano: Rafael; Rafinha, Arboleda, Ferraresi e Welington; Pablo Maia e Rodrigo Nestor; Wellington Rato, Luciano e Pedrinho; Calleri.
Ferroviária x São Paulo: Rafael; Igor Vinícius, Alan Franco, Ferraresi e Welington; Pablo Maia, Jhegson Méndez e Luciano; Wellington Rato, Calleri e David.
Palmeiras x São Paulo: Rafael; Rafinha, Ferraresi, Arboleda e Welington; Méndez, Rodrigo Nestor e Luciano; Welington Rato, Calleri e David.
São Paulo x Portuguesa: Rafael; Orejuela, Beraldo, Alan Franco e Welington; Pablo Maia, Galoppo e Nestor; David, Luciano e Wellington Rato
São Paulo x Corinthians: Rafael; Orejuela, Alan Franco, Arboleda e Welington; Méndez, Rodrigo Nestor e Pablo Maia; Wellington Rato, David e Calleri.
Santo André x São Paulo: Rafael; Orejuela, Alan Franco, Beraldo e Welington; Gabriel, Rodrigo Nestor e Luciano; Caio, Erison e Pedrinho.
Red Bull Bragantino x São Paulo: Rafael; Orejuela, Alan Franco, Beraldo e Welington; Jhegson Méndez, Pablo Maia e Luciano; David, Wellington Rato e Erison.
São Paulo x Santos: Rafael, Orejuela, Beraldo, Alan Franco e Welington; Jhegson Méndez, Pablo Maia e Luciano; Wellington Rato, Calleri e Galoppo.
São Paulo x Inter de Limeira: Rafael; Nathan, Alan Franco, Beraldo e Rodrigo Nestor; Jhegson Méndez, Gabriel Neves e Galoppo; Wellington Rato, Calleri e Caio.
São Bento x São Paulo: Rafael; Nathan, Alan Franco, Beraldo e Caio; Luan, Nestor, Galoppo e Luciano; Wellington Rato e Calleri
São Paulo x São Bernardo: Rafael; Nathan, Alan Franco, Beraldo e Caio; Jhegson Méndez, Nestor, Galoppo e Luciano; Wellington Rato e Calleri.
Veja possível escalação para jogo do São Paulo contra o Botafogo-SP:
Rafael; Nathan, Alan Franco, Beraldo e Caio; Méndez, Pablo Maia e Nestor; Luciano, Galoppo e Wellington Rato.