menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Protagonista, Reinaldo fez de 2019 sua melhor temporada pelo São Paulo

Lateral-esquerdo do Tricolor participou de dez gols do time durante o ano, número melhor do que em suas outras quatro temporadas pelo clube. Jogador se firma de vez no clube

Reinaldo
imagem cameraReinaldo participou diretamente de dez gols do São Paulo na temporada (Foto: Marco Galvão/Fotoarena/Lancepress!)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 21/12/2019
18:04
Atualizado em 22/12/2019
08:00

  • Matéria
  • Mais Notícias

Mesmo em um ano em que o São Paulo tem motivos de sobra para lamentar, um jogador em especial tem muito a comemorar individualmente. Trata-se de Reinaldo, um dos poucos incontestáveis do elenco. Titular absoluto mais uma vez, em 2019 ele fez sua melhor temporada com a camisa do clube e mudou seu status para protagonista, após superar a desconfiança de outros tempos.

TABELA
> Veja tabela e simulador do Paulistão clicando aqui

Com uma regularidade de atuações muito acima dos companheiros, o camisa 6 foi a "bola de segurança" da equipe ao longo de todo o ano. Foi o ele o "motor" são-paulino com todos os quatro técnicos que estiveram no comando. O jogo estava morno? O time não jogava bem? Era só tocar para Reinaldo, que ele tentava colocar "fogo" na partida. Nem sempre o resultado era alcançado, mas a torcida sabia que ali morava um atleta que ela poderia confiar.

E confiou. Em seu segundo ano pelo Tricolor após voltar de empréstimo de Ponte Preta e Chapecoense, em 2016 e 2017, respectivamente, o lateral mudou definitivamente seu status no elenco. Não dá para fechar a temporada sem considerá-lo um protagonista da equipe, status conquistado mesmo com a concorrência de nomes pesados, como, por exemplo, Pato, Daniel Alves e Pablo que, por diferentes motivos, não atingiram a expectativa criada inicialmente.

Seus números em 2019 comprovam sua mudança de status no elenco. Em 53 jogos oficiais (seu recorde com a camisa do clube), marcou seis gols e deu quatro assistências, ou seja, participação direta em dez tentos. Essas estatísticas superam as de 2018, quando ele balançou a rede três vezes e deu quatro passes para seus companheiros marcarem: sete participações. 

O São Paulo fez 56 gols durante a temporada, quase 20% deles tiveram participação de Reinaldo, ou seja, um a cada cinco tentos teve responsabilidade direta do lateral-esquerdo, que também foi o vice-artilheiro do time no ano ao lado de Antony e Vitor Bueno, atrás apenas de Pablo, que marcou sete vezes. Seu nível de atuação rendeu o prêmio do Troféu Mesa Redonda, da TV Gazeta.

- Agradecer pelo prêmio mais uma vez e graças a todos os treinadores que passaram pelo São Paulo, não é bom ter troca de treinador, mas infelizmente isso acontece aqui no Brasil, mas agradecer a todos eles que passaram por lá neste ano, porque me ajudaram bastante e agora o professor Diniz está realizando um trabalho muito bom, muito promissor e eu tenho certeza que ano que vem a nossa equipe vai estar mais forte e vamos brigar por títulos - declarou o jogador em entrevista ao receber o troféu.

Sua importância no time cresceu ao longo do ano e só se reforçou nas trocas de técnicos, que em momento algum barraram o lateral. Não foi à toa que o Tricolor recusou um proposta de mais de R$ 10 milhões do Al Ahli, da Arábia Saudita e renovou contrato com o atleta por mais uma temporada. Antes o vínculo iria até o final de 2020 e agora termina em 2021.

Pode até parecer exagero dizer que o São Paulo versão 2020 será "Reinaldo+10", mas é fato que a disposição e entrega dos outros companheiros precisa se basear no camisa 6, que terá papel ainda mais importante nas competições da próxima temporada. Ele e o restante do grupo se reapresentam no dia 6 de janeiro, no CT da Barra Funda e estreiam no Paulistão no dia 22, contra o Água Santa, no Morumbi.

Confira os números de jogos, gols e assistências de Reinaldo pelo São Paulo:

2013
32 jogos
2 gols
2 assistências

2014
24 jogos
0 gols
1 assistência

2015
44 jogos
1 gol
1 assistência

2018
48 jogos
3 gols
4 assistências

2019
53 jogos
6 gols
4 assistências

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias