Classificação com folga? Nem sempre foi assim para o Brasil nas Eliminatórias
Time de Tite pode 'brincar' na reta final do torneio deste ano, mas Luiz Felipe Scolari, por exemplo, já teve que sofrer muito para garantir um lugar no Mundial
A Seleção Brasileira nem sempre teve essa vida tranquila em Eliminatórias. Faltando três rodadas para o fim da competição na América do Sul, o time canarinho já está garantido na Rússia e o técnico Tite vai poder fazer testes nesta terça-feira, diante da Colômbia, fora de casa. O LANCE!, porém, mostra que em algumas ocasiões a vaga foi conquistada de forma suada.
A primeira vez que o Brasil disputou as Eliminatórias no sistema de pontos corridos, todos contra todos, foi quando lutou por uma vaga para a Copa do Mundo de 2002 e um drama tomou conta do time brasileiro. Só para se ter uma ideia, a Seleção Brasileira foi dirigida por quatro treinadores diferentes. Começou com Vanderlei Luxemburgo, que foi demitido depois da eliminação para Camarões nos Jogos Olímpicos de 2000. Seu auxiliar, Candinho, dirigiu o time em um jogo.
Após a queda de Vanderlei, Leão assumiu para uma passagem bem rápida. Foi demitido após perder a Copa das Confederações de 2003, quando teve a promessa do então presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que o torneio não seria levado em consideração, pois ele não pôde convocar os principais jogadores. Até hoje o ex-goleiro não suporta o dirigente pela traição.
A saída de Leão abriu espaço para Luiz Felipe Scolari assumir o posto e classificar o Brasil apenas na última rodada, com um triunfo por 3 a 0 sobre a Venezuela. Luizão foi o destaque marcando dois gols e Rivaldo completou o marcador. O Brasil seria pentacampeão em terras asiáticas.
Apesar de ter erguido a taça, o Brasil teve que disputar as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. A campanha foi menos sofrida do que à anterior e o time dirigido por Carlos Alberto Parreira definiu a vaga na antepenúltima rodada, com uma goleada de 5 a 0 sobre o Chile e show de Adriano Imperador, que anotou três vezes. Juan e Robinho completaram o marcador. Em terras alemãs o Brasil caiu diante da França nas quartas de final.
Como já estava classificado por ser a sede de 2014, a última vez que o Brasil jogou as Eliminatórias foi para conseguir uma vaga no Mundial de 2010, na África do Sul. Dunga foi o comandante eo Brasil dessa vez se garantiu com grande tranquilidade.
Nesta edição a vaga veio com três rodadas de antecipação e em grande estilo. Os canarinhos derrotaram a Argentina, então dirigida por Diego Maradona, por 3 a 1. Luis Fabiano brilhou e marcou duas vezes, depois que o zagueiro Luisão abriu o marcador. Dátolo descontou para os Hermanos, que penaram até a última rodada para garantir a vaga. No Mundial de 2010, o Brasil foi eliminado pela Holanda nas quartas de final. E o que será do time de Tite em terras russas?