menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Dorival Jr quer resgatar essência da Seleção Brasileira: ‘Respeitada e forte’

Técnico convoca a equipe pela primeira vez para dois amistosos no final de março

Imagem-do-WhatsApp-de-2024-03-01-as-13.14.59_b551de84-aspect-ratio-512-320
imagem cameraDorival Jr convocou a Seleção Brasileira pela primeira vez (Foto: Isabelle Favieri/Lance!)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 01/03/2024
13:35
Atualizado em 01/03/2024
14:09

  • Matéria
  • Mais Notícias

Dorival Jr convocou a Seleção Brasileira pela primeira vez para a disputa de amistosos no final de março. O técnico espera resgatar o respeito pela equipe.

continua após a publicidade

- A simbiose vai fazer com que voltemos a ser uma seleção respeitada e muito forte. Não que nesses anos tenha acontecido o contrário, porque o respeito com que nos tratam fora impressiona. Às vezes pensamos por que isto não acontece dentro do nosso país, a admiração tem que acontecer primeiro internamente, entre todos nós, para depois representar ao mundo o que sempre fomos. Uma equipe que se mostrou como a número 1 do futebol mundial. Sei que o trabalho é árduo, depende de cada um de nós, mas não tenho receio de dizer que vamos alcançar resultados. Confiem no trabalho, e trabalho não faltará para tudo isso.

➡️ Com surpresas, Dorival Júnior anuncia convocação da Seleção Brasileira; veja lista

O técnico da Seleção Brasileira também explicou como foi feito o trabalho minuscioso para a escolha das peças. Dorival espera que a torcida já volte a confiar no grupo.

continua após a publicidade

- Jogadores promissores, observados, acompanhados de perto e que com certeza no processo, merecendo, terão suas oportunidades. Procuramos fazer um apanhado geral de tudo que está acontecendo, fizemos muitas reuniões lá fora, com muitos jogadores e nem todos aqui estão. Poderão estar futuramente, mas tentamos fazer uma seleção que volte a nos representar de uma maneira muito séria, concentrada, focada e com conhecimento do que representa vestir uma camisa como a nossa. Acreditem neste trabalho, tenham confiança, a partir do momento em que passemos a confiança. Mas que voltem a viver o mundo da nossa seleção. É tudo que queremos que aconteça. Sei que a relação vai se aproximar com o tempo, ela vai ter a cada dia mais um momento em que nós consigamos passar tudo que queremos e desejamos e o torcedor sinta confiança no grupo.

A Seleção Brasileira volta a entrar em campo nos dia 23 e 26 de março. Os primeiros desafios são contra a Inglaterra, em Londres, e a Espanha, em Madri.

continua após a publicidade

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Lista Seleção
Primeira lista de convocados por Dorival Jr (Foto: Isabelle Favieri/Lance!)

🎙️ MAIS RESPOSTAS DE DORIVAL JR:

REFORMULAÇÃO
- Nos debruçamos em cima de muitos jogos, contatos, telefonemas, viagens. É um trabalho minucioso, tentando naturalmente buscar o que temos de melhor neste momento. Natural que em cima de uma convocação muitas coisas aconteçam, teremos 15 dias até o momento em que estejamos próximos da primeira partida. De repente algo possa ter que ser alterado desta lista. Por outro lado, quero colocar que nenhuma reformulação pode ser feita de maneira radical. Ela necessita de uma mudança contínua e pautada em cima do reconhecimento que alguns dos atletas fizeram ao longo dos anos por merecerem estar onde estiveram e naturalmente vão continuar. Observarmos muito bem a chegada de jovens, oriundos de algumas de nossas seleções, como nas equipes que jogam nossos campeonatos nacionais.

RICHARLISON E EXPECTATIVA PELOS PRÓXIMOS JOGOS
- O doutor Rodrigo Lasmar teve contato hoje pela manhã assim que a notícia pipocou nos sites, estão otimistas, alinharam a situação. Provavelmente fique fora da partida seguinte da sua equipe, mas possível que tenha condições logo à frente. Pelo que foi passado, não veem uma situação que seja um problema, até porque acreditam em solução rápida, como o Marquinhos, zagueiro do PSG, na mesma condição.

IMEDIATISMO NOS RESULTADOS
- Vivemos a vida em busca de resultados, não tem como fugirmos. É natural que todos estejam na expectativa de uma estreia em que voltemos a jogar dentro daquilo que estamos acostumados nossa seleção. Isto já vinha sendo mostrado nos últimos jogos, independente dos resultados. Não vai ser diferente. Teremos um tempo mínimo, sabemos e não pode ser uma bengala para que de repente nos peguemos nesses fatos e não tenhamos uma equipe competitiva. Temos de fazer o melhor sempre, colocar uma equipe para brigar com qualquer seleção do mundo em igualdade. Tempo é o que não temos, mas precisamos acelerar este processo e é o que estamos acostumados a fazer em todos os clubes, em que precisamos de resultado para ontem, não para amanhã. É um costume já enraizado em todos nós.

MAIS SOBRE A CONVOCAÇÃO
- Temos de ter cuidados sempre, mexemos com profissionais de excelente nível, cada um deles buscando um espaço e é natural que dos muitos nomes levantados só podemos contar com 26 num primeiro momento. É uma relação inicial, espero que todos entendam que o trabalho continua. Hoje mesmo vamos observar jogos de competições e os nomes podem alterar com o tempo. Temos uma pré-lista que ela pode aumentar ao mesmo tempo que alguns nomes saírem, mas todos serão monitorados, e é uma obrigação de todos nós. Não fugiremos desta responsabilidade. Não foi fácil elaborar a lista, temos de pensar em muitos detalhes além do principal, que é o encaixe tático que buscaremos neste curto espaço de tempo.

ADAPTAÇÃO COMO TÉCNICO DA SELEÇÃO
- Na seleção teremos dez dias a partir da apresentação dos jogadores, com poucos dias de convívio. Não é um trabalho fácil, eu estou tentando me adaptar rapidamente a tudo isso, primeiro mês foi bem complicado, confesso a vocês. Bem diferente, eram 20 anos com uma rotina de trabalho e tivemos que mudar para que nos adaptemos. Mas a adaptação foi rápida, graças a Deus, e espero que não sejam problemáticos estes pequenos detalhes. Vamos tentar trabalhar para ter uma equipe confiável rapidamente, para que todos vocês daqui a pouco estarem satisfeitos.

IDEIAS TÁTICAS
- Baseamos a convocação em cima de aspectos táticos e a partir de hoje começamos a desenhar de maneira mais direta. Até então, a preocupação foi tentar alinhar o máximo possível os nomes em uma configuração inicial. Agora detalharmos mais, procuramos um encaixe momentâneo de peças, até termos todos em condições, no campo, observando diretamente. Vai ser agora nosso grande desafio. Até então pensamos muito no momento de cada um e as qualidades que apresentavam, para um encaixe teórico. Agora é colocar em um sistema que os deixem confortáveis. Vai ser o grande desafio a partir de agora.

INÍCIO DE TRABALHO NA SELEÇÃO
- Primeiro, observações. Muitas. O maior número de jogos possíveis, tentando detalhar cada atleta, funções, vê-los jogando em posições distintas do que faziam aqui no país, criar outras características. Vemos atacantes aqui no país jogando em meio-campo nas suas equipes. Tivemos jogadores acompanhados que se lesionaram, é o que temos de ficar atento nos próximos 15 dias. Muitos contatos, temos quatro equipes divididas vendo os jogos mais importantes de cada rodada, com jogadores pré-definidos. Agora vamos abrir um pouco mais este leque para alguns campeonatos. Continuaremos contatos quase diários com muitos destes atletas que estão lesionados. Com o doutor Rodrigo nos falamos a cada três ou quatro dias. Um trabalho que variou muito e fez com que buscássemos uma aproximação mais rápida com cada atleta.

ESCOLHA DE JOGADORES QUE ATUAM NO BRASIL E DA EUROPA
- Não podemos esquecer que estamos praticamente em início de temporada (no Brasil). Segundo temos os melhores jogadores fora do país. Qualquer destaque na sequência fatalmente estará fora de seus clubes internamente. Pelo número considerável de jogadores que avaliamos, temos uma mescla considerável. Dei atenção a merecimento principalmente. A convocação foi muito mais neste sentido, buscando o máximo de cada um, sendo que muitos outros tenham merecimento para estar aqui também, mas em uma lista restrita não podemos ter. Mas muitos serão observados, já os conheço, já tivemos um primeiro contato. Mas o importante é que as observações não vão parar nesta lista. A partir de hoje já vamos monitorar outros mais.

CONVOCAÇÃO DE JOGADORES QUE JÁ TRABALHOU
- Quando você tem dúvidas e os jogadores se assemelham, natural que na definição nós já temos um conhecimento prévio e possa ter influenciado, sem dúvidas. A grande maioria já foi meu atleta. Bento, poderia ser o Alisson, Danilo… passando por nomes, devo ter encontrado com a grande maioria em algum momento da carreira. Já tendo uma noção do que podem entregar, mas acredito que de modo geral, o merecimento de todos eles é evidente em razão do que vinha acontecendo. Ficamos em dúvidas em muitos nomes, alguns de dentro do país e outros fora, mas acredito que achamos um equilíbrio no que buscávamos. Os que estão aqui, estão por merecimento, titulares, e podem dar grande retorno à nossa seleção.

TRABALHO PSICOLÓGICO
- Tenho que ter consciência do histórico, a responsabilidade do momento, mas acima de tudo a tranquilidade para que possamos encontrar o novo caminho. O futebol brasileiro se reinventa rapidamente, tem jogadores de altíssimo nível, com capacidade para voltarem a acreditar. É uma virada de chave que cada um precisa dar. Será fundamental no processo, não vejo como jogo da vida, ainda que seja importantíssimo. É um reinício para muitos que aqui estão. Que tenha tranquilidade, equilíbrio, mas sintam um pouco mais o momento e cada um de nós nos obriguemos a responsabilizar cada vez mais pela nossa seleção. Acho que este vai ser o caminho para que encontremos novamente a volta de bons resultados. Vai acontecer, não tenho dúvidas, agora o momento de todos nós tem que ser trabalhado para que volte a uma normalidade e é obrigação de todos.

NEYMAR
- Eu acredito em uma reformulação como vem sendo desenvolvida. Quando falo em recuperação pelos últimos resultados e aqui não temos de culpar nada e ninguém. Virou alerta, não é mudança brusca, é voltar à normalidade, ao respeito que o Brasil teve fora. É nisto que pontuei, jamais como soando como crítica ao que seja. O futebol brasileiro precisa disso e temos de encarar este fato e o momento. Não podemos deixar que estes resultados perdurem. Penso na Copa do Mundo em dois anos e meio. Podem ter certeza que teremos resultados que de repente possam surpreender. Acreditem, confiem no trabalho, porque nos preparamos muito para que um dia isto aconteça. Não tenho dúvidas que estaremos presentes novamente em uma decisão de Copa. Nosso trabalho será voltado a isso.

VINI JR.
- As alterações não são em relação à última partida da seleção, que vinha em evolução interessante. Conheço o trabalho do Diniz, sei que começava ali um novo momento. Dentro do desenho que preparamos, precisava de algumas alterações, não quer dizer que daqui a pouco não tenhamos os jogadores no grupo. Sobre o Vini, falamos com ele, mas é engraçado que ele assimila de uma maneira muito natural tudo que acontece e não acredito que seja um problema. É um atleta acima de tudo muito preparado, até pela pouca idade que tem, tem uma capacidade de assimilar interessante. Não vejo que seja um problema, ele tem qualidade e capacidade para se responsabilizar ainda mais em ocupar um espaço importante na seleção.

LUCAS PAQUETÁ
- É simples o caso do Paquetá. Ele segue jogando normalmente, não teve punição, portanto uma situação que não cabe a nós julgar. Atleta de altíssimo nível, não tem qualquer investigação ou acusação em curso, pelo menos por ora. Não somos nós que vamos determinar isso, pelo contrário. Eu particularmente o conheço, quando estava no Flamengo ele fez a transição e fico feliz pela maturidade e a confirmação como atleta extraclasse que se tornou. Na parte técnica, se faz por merecer, aqui ele está e seguirá se confirmar o que se espera dele.

TIME INICIAL
- Temos um desenho inicial, mas nada que não possa ser alterado. Vamos ter o desenho real com eles em campo, por isso prefiro esperar. Vamos trabalhar muito em cima disso, o que desenvolver com os jogadores no pouco tempo que teremos, para dois jogos tão complicados.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias