Neymar vai se aposentar da Seleção Brasileira?
Após eliminação na Copa do Mundo para a Croácia, craque não confirma a sua permanência na equipe do Brasil para o próximo ciclo
Depois da eliminação do Brasil na Copa do Mundo nesta sexta-feira, Neymar não deixou claro se segue com a camisa da Seleção Brasileira no próximo ciclo. No Qatar, a Amarelinha perdeu para a Croácia na disputa por pênaltis, em duelo válido pelas quartas de final, após empate em 1 a 1, com gol do Brasil marcado pelo camisa 10. Essa foi a terceira Copa do Mundo do craque, que nunca ergueu a taça da competição.
Neymar abriu o placar para a Seleção Brasileira já na prorrogação. No entanto, no último minuto do tempo extra, o Brasil ofereceu contra-ataque para os croatas, que não perdoaram. O gol de empate dos europeus foi marcado por Petkovic.
+ Fim da era Tite! Veja técnicos que foram cogitados no comando da Seleção Brasileira
Após o jogo, Neymar falou sobre a tristeza da derrota e ressaltou as incertezas sobre a sua permanência:
- Sinceramente, não sei. É muita coisa para pensar agora, pra raciocinar não quero falar nada de cabeça quente. Quero pegar esse tempo para pensar no que é bom para mim, no que é bom para a seleção. Não fecho as portas, também não digo 100% que vou voltar. Por isso que quero pensar um pouco sobre isso. Sobre tudo.
O craque jogou três partidas nesta edição de Copa do Mundo. Ao todo, foram dois gols marcados - um nas oitavas e outro nas quartas -, além de ter dado uma assistência. O meia-atacante ficou fora de duas partidas na fase de grupos do torneio, por conta de uma entorse no tornozelo direito.
- Pós-jogo passei muito mal também, é difícil assimilar, parece que é um pesadelo. Infelizmente não dá para acreditar no que está acontecendo, mas agora é pegar a família, abraçar as pessoas mais próximas, é de onde vamos tirar conforto. Essa derrota vai doer por muito tempo, por isso tão triste. Queria agradecer aos torcedores pelo apoio, carinho e respeito. Assim como todos os meus companheiros. Dizer que, infelizmente, não conseguimos o objetivo, o sonho, mas faz parte. É o futebol, acontece. Agora é ir para casa, lamentar e sofrer pela derrota... - lamentou, abalado pela eliminação.
Essa é a terceira Copa de Neymar. Em 2014, com apenas 22 anos, o camisa 10 sofreu fratura na coluna durante jogo das quartas de final e viu o Brasil ser eliminado para a Alemanha por surpreendentes 7 a 1, no Mineirão, na semifinal. Quatro anos depois, convivendo com lesão no quinto metatarso do pé-direito, o atleta deu adeus ao torneio após derrota para a Bélgica, nas quartas de final. Agora, em 2022, perdeu mais uma edição na fase decisiva.
Aos 30 anos, Neymar igualou Pelé como o maior artilheiro da história da Seleção Brasileira. Com o gol marcado contra a Croácia, ele chegou a 77 gols em 124 partidas disputadas.