menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Há quanto tempo o Brasil não vence seleções da Europa no mata-mata da Copa?

Seleção Brasileira não derrota uma equipe europeia no torneio desde 2002, na final contra a Alemanha

marquinhos penalti brasil x croacia
Marquinhos perdeu o último pênalti da Seleção Brasileira na disputa (Ina Fassbender / AFP)

Escrito por

O Brasil está eliminado da Copa do Mundo de 2022. Nas quartas de final, a Seleção Brasileira enfrentou a Croácia, sofreu o empate no último minuto da prorrogação e caiu na disputa por pênaltis. Dessa forma, a equipe de Tite manteve um tabu de não vencer europeus em mata-matas do torneio, com seis derrotas consecutivas. Abaixo, confira as eliminações do Brasil nas últimas edições.

+ Veja as 20 maiores vendas já feitas por clubes brasileiros

Desde o pentacampeonato em 2002, conquistado contra a Alemanha, a Seleção Brasileira não vence uma equipe europeia na fase decisiva do torneio. Em 2006, o Brasil foi derrotado pela França, nas quartas de final, por 1 a 0. Mesmo com grandes jogadores, a equipe comandada por Carlos Alberto Parreira não segurou Henry, que marcou o único gol do jogo.

Quatro anos depois, a Seleção também caiu nas quartas de final. Dessa vez, derrota por 2 a 1 para a Holanda que, assim como a França na edição anterior, chegou na final na África do Sul.

A Copa realizada no Brasil foi emblemática. Em 2014, o time liderado por Neymar perdeu o craque nas quartas final por lesão, e jogou a semifinal contra a Alemanha, no Mineirão. Contra os europeus, derrota por 7 a 1, considerado o maior vexame da história das Copas. Abalada, a Seleção disputou o terceiro lugar contra a Holanda, e perdeu por 3 a 0.

Na edição da Rússia, o Brasil pegou a Bélgica de De Bruyne, também nas quartas de final. A Seleção saiu atrás por dois gols de diferença, com gol contra marcado por Fernandinho e tento feito em chute de Kevin De Bruyne.

Agora, em 2022, o duelo contra a Croácia foi para a prorrogação após empate em 0 a 0. No final da primeira etapa do tempo extra, a equipe de Tite abriu o placar com golaço de Neymar. Porém, no último minuto do tempo final, Petkovic marcou para os croatas.

A disputa dos pênaltis mostrou uma Croácia mais confiante - já havia se classificado nas oitavas pelas penalidades, contra o Japão. Com finalizações desperdiçadas por Rodrygo e Marquinhos, o Brasil deu adeus a mais uma edição de Copa.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter