Saiba qual será a comissão técnica da Seleção Brasileira na Copa do Mundo
Além da comissão técnica permanente, Tite terá o 'reforço' de três observadores no Qatar
- Matéria
- Mais Notícias
A Seleção Brasileira não será representada apenas pelos 26 jogadores convocados por Tite na Copa do Mundo. O treinador contará com 'reforços' também na comissão técnica para o Mundial no Qatar.
Relacionadas
+ Seleção Brasileira de 2022 é uma das mais 'experientes' em Copas do Mundo
Além dos já conhecidos nomes da comissão permanente, o Brasil contará com três novos observadores técnicos, que estarão no Qatar para assistir jogos e passar relatórios sobre os adversários da Seleção.
Ricardo Gomes, capitão da Seleção na Copa de 1990, Lucas de Oliveira, analista do Palmeiras, e Fernando Lázaro, auxiliar do Corinthians, ficarão no dia a dia do Qatar observando adversários e possíveis rivais do Brasil.
Eles, além de Gabriel Oliveira, do Fluminense, e Marcinho, do RB Bragantino, já haviam prestado serviços para a Seleção em Datas Fifa anteriores. Lucas de Oliveira, por exemplo, observou jogos da Sérvia na Liga das Nações.
+ O Brasil no Qatar: Thiago Silva tem chance de deixar imagem de 'chorão' pela Seleção no passado
Fernando Lázaro é filho do ex-lateral Zé Maria e possui duas passagens pelo Corinthians: uma do começo dos anos 2000 até 2016, onde trabalhou pessoalmente com Tite, e a segunda quando retornou em 2021 e está no clube até hoje, estando como auxiliar permanente do Timão.
O profissional recebeu um convite de Tite para integrar a Seleção Brasileira em 2016. Lázaro voltou ao clube para ser o chefe do Cifut (Centro de Inteligência do Futebol) do time do Parque São Jorge.
Lázaro foi treinador interino do time principal do Timão em duas oportunidades, nas demissões de Vágner Mancini e Sylvinho. Ele comandou a equipe em sete partidas em 2022 enquanto o Timão negociava com Vítor Pereira - foram seis vitórias e um empate.
+ Seleção Brasileira: Richarlison volta a treinar no Tottenham às vésperas da Copa do Mundo
Lucas Oliveira, por sua vez, é formado como analista desempenho e mercado pela Quest, escola de esportes em Portugal. Ele possui licença PRO da CBF e é um dos instrutores do curso de treinadores da instituição.
No Palmeiras desde 2020, Lucas iniciou a carreira no Grêmio e passou pela Seleção entre 2011 e 2013. O profissional foi analista dos times sub-15, sub-17, sub-20 e olímpico da Canarinho. Também somou passagens por Athletico Paranaense e Ludogorets-BUL antes de ter chegado ao Verdão.
Fora do campo da observação e análise de jogos, a comissão técnica convidou Edinaldo Rodrigues, presidente da CBF, para ser o delegado de todo o plantel no Qatar. O mandatário aceitou o chamado e ocupará também este papel de representante, algo comum nas seleções em eventos grandes.
A COMISSÃO TÉCNICA DO BRASIL NO QATAR
Técnico: Tite;
Auxiliares: César Sampaio, Cleber Xavier e Matheus Bachi;
Médico: Rodrigo Lasmar;
Preparador físico: Fábio Mahseredjian;
Coordenador: Juninho Paulista;
Delegado: Edinaldo Rodrigues;
Observadores: Lucas de Oliveira, Fernando Lázaro e Ricardo Gomes.
A Seleção Brasileira se apresenta no CT da Juventus-ITA, em Turim, na próxima segunda-feira, onde ficará para um período de treinos até o dia 19. Depois, o elenco embarcará para o Qatar.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias