Decisão será no Havaí! Medina cai na semi para Ítalo, que conquista etapa
Ainda assim, resultados em Peniche (POR) deixam Gabriel Medina mais próximo do bicampeonato do Circuito Mundial de Surfe
Ainda não foi em Portugal que Gabriel Medina conseguiu o tão sonhado bicampeonato mundial de surfe. Na disputa da décima etapa do circuito da WSL, na cidade portuguesa de Peniche, o atual líder do ranking mundial foi eliminado pelo conterrâneo Ítalo Ferreira na semifinal. Na final, Ítalo conseguiu derrotar o francês Joan Duru e venceu sua terceira etapa na temporada.
Medina liderava o duelo com Ítalo até os minutos finais da disputa, mas o surfista do Rio Grande do Norte conseguiu um belo aéreo que lhe rendeu a nota 9.30 e o colocou em vantagem na bateria. No fim, melhor para Ítalo, que terminou com o total de 16.47 (9.30+7.17) contra 14.73 (6.83+7.90) de Medina. Na outra semifinal, o francês Joan Duru derrotou o australiano Owen Wright.
Na final, Ítalo Ferreira dominou a bateria do início ao fim, somando 15.93 contra 10.77 de Joan Duru. Vitória do potiguar, que se manteve em quarto lugar no ranking mundial, o melhor desempenho em sua carreira no circuito.
Com os resultados da etapa, Medina se mantém na liderança, agora com 56,190 pontos. O australiano Julian Wilson e o brasileiro Filipe Toledo aparecem empatados com 51,450 na segunda e terceira colocação, respectivamente.
A próxima etapa será disputada em Pipeline, no Havaí, entre os dias 8 e 20 de dezembro.
Combinações para o título
Para conquistar o bicampeonato mundial sem depender de outros resultados, Medina precisa chegar pelo menos à final. Se o atual líder do ranking chegar na terceira posição, Julian Wilson e Filipe Toledo terão de conquistar a etapa para tirar o título mundial de Medina. Ficando entre a quinta e a 25ª posição, Medina possibilita a Filipinho e Wilson a conquista do Circuito Mundial da WSL em caso de chegada à decisão.