Atleta do Rio, Shymanovich vibra com 1ª vitória em Slams e entra sem nada a perder contra Sabalenka
Atleta bielorrussa, que treina há mais de um ano na Rio Tennis Academy, encara campeã do Australian Open
Após furar o qualificatório na última semana, a atleta da Rio Tennis Academy, do Rio de Janeiro, Iryna Shymanovich, número 213 do mundo, venceu a primeira rodada da chave principal de Roland Garros neste que é o primeiro Grand Slam de sua carreira.
A bielorrussa, que treina há mais de um ano com o técnico Leandro Afini na academia carioca, derrotou a húngara Panna Udvardy, 95ª colocada, por 2 sets a 1 de virada com parciais de 6/7 (8/6) 6/3 6/1 após 2h15min de duração. Esta é a primeira vez que ela derrota uma jogadora do top 100 na carreira no profissional: "É incrível ter a primeira vitória na chave principal de um Grand Slam", vibrou Iryna: Foi uma partida boa. Foi emocional, nervosismo, primeira vez na chave principal de um Grand Slam. O primeiro set eu estava meio travada, quando se fica assim você não joga relaxada. No segundo e terceiro sets eu falei a mim mesma 'bem, vamos pra bola, você tem nível'. E fui pras bolas e foi bom".
A tenista teve sucesso na carreira juvenil quando foi número dois do mundo, mas vinha enfrentando problemas de lesões nos primeiros anos como profissional: "Sinto que estou no lugar certo. Estive fora desse mundo (Grand Slams) por alguns anos e agora estou de volta. Não quero parar por aqui. Estou pronta para ir adiante".
Sua adversária na segunda rodada será a segunda do mundo, a compatriota Aryna Sabalenka, campeã do Australian Open e do WTA 1000 de Madri, na Espanha, este ano. O jogo será na terça ou na quarta-feira: "Vou para cima, não tenho nada a perder. Será uma grande partida contra uma grande jogadora e em uma quadra grande. Vou curtir cada segundo que estiver na quadra. Algumas jogadoras sonham em estar lá enfrentando uma grande jogadora. Estou empolgada", finalizou a jogadora que está acompanhada também pelo preparador físico da Rio Tennis, Haroldo Santana.